Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sábado 28 de Novembro de 2020

0 3
:
0 2
:
1 5

Últimas Noticias

Notícias / Artigos e Opinão

11 Abr 2016 - 15:40

Inovar, a nova linguagem

Agência da Notícia com Onofre Ribeiro

 Reporto-me novamente ao lançamento em Cuiabá do Lide – Grupo de Lideres Empresariais, na semana passada. Gostaria de destacar neste artigo de conclusão o tema lançado.

Muito provocativo: Mato Grosso representa o Brasil Profundo. É aquela parte do Brasil que vive a crise, mas não caminha pro naufrágio.

No encontro foram apresentados alguns depoimentos muito relevantes de pensadores de fora, em especial de São Paulo, onde a visão da crise política e econômica atropela as pessoas na rua, em casa, no trabalho e nos negócios.

De fato, mesmo num ambiente econômico adverso, Mato Grosso sobrevive à crise pagando preços exorbitantes pelo frete e pelo diesel mais caro do mundo.

Tem vantagem comparativa, mas falta-lhe a vantagem competitiva.

Essa representa a transformação do que é potencial em algo mais competitivo num mundo ansioso por comida.

Neste ponto os palestrantes colocaram Mato Grosso dentro dessa perspectiva de transformação, por eles definida como inovação nas linguagens e nos métodos políticos e institucionais. Seria o mesmo que reinventar a gestão.

Aqui abriu-se o parêntese para o enorme espaço que surge num Brasil que está queimando as suas últimas lideranças consagradas numa crise sem precedentes.

Lançou-se ali a oportunidade para que o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, lance em cenários maiores a tese da transformação que norteia a sua visão de gestão no governo de Mato Grosso.

O Brasil Profundo foi a parte que mais me tocou, porque desde sempre preocupo-me com a região central do Brasil, onde há 50 anos ao se construir Brasília, se prenunciava o surgimento de uma nova civilização genuinamente nacional no coração geográfico do país.

O jornalista Augusto Nunes, âncora do programa “Roda Viva”, da TV Cultura, lembrou que recente entrevista do governador de Mato Grosso causou profunda repercussão nacional.

O professor da Universidade de Columbia(EUA), Marcos Troyo também reafirmou Augusto.

O espírito que surgirá depois da crise será o novo desenho das relações da sociedade com o Estado e com as instituições. Na tese do Brasil Profundo me senti muito confortável.

Tomara que a tese da transformação se amplie mesmo e leve Mato Grosso pra um papel de inovação política e institucional no país, exorcizando a aridez construída pela atual crise.

ONOFRE RIBEIRO é jornalista em Mato Grosso.
ribeiro.onofre@gmail.com
www.onofreribeiro.com.br


Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet