Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Polícia

Operação “Carro de Boi” da Polícia Civil prende quadrilha que furtava gado há mais 10 anos no Araguaia

No curso da investigação, a Polícia Civil descobriu que os suspeitos estavam coagindo testemunhas e vítimas por meio de ameaças de morte

Agência da Notícia com Redação

04/06/2014 - 07:37

Operação “Carro de Boi” da Polícia Civil prende quadrilha que furtava gado há mais 10 anos no Araguaia

Policiais que participaram da Operação ''Carro de Boi''

Foto: Agência da Notícia

Seis mandados de busca e apreensão domiciliar foram cumpridos na operação "Carro de Boi", deflagrada pela Polícia Judiciária Civil com apoio da Polícia Militar, no município de Alto Boa Vista, nesta terça-feira (03.06). Quatro pessoas acusadas de comandar furtos de gado na região há mais 10 anos foram presas.

Os acusados Gilberto José da Costa, 63 anos, conhecido por "Gil Goiano", Varonil José da Costa, 59, o "Vera Goiano", Luciano Jesus da Costa, 34 anos, e Robson Marques Ferreira, 50 anos, foram presos por força de mandados de prisão preventiva decretados pela Justiça.

Na operação “Carro de Boi” também foram apreendidas duas armas de fogo, sendo um revólver calibre 38 municiado, uma espingarda calibre 36, e vários projéteis intactos e deflagrados.

Conforme o delegado da cidade, Rogério da Silva Ferreira, as investigações iniciaram no começo de 2014, para identificar a quadrilha que cometia furto de gado na região. O delegado informou que nas diligências, os policiais civis identificaram os quatro suspeitos, que irão responder crimes de furto qualificado, organização criminosa.

No curso da investigação, a Polícia Civil descobriu que os suspeitos estavam coagindo testemunhas e vítimas por meio de ameaças de morte. Com as provas e indícios da atividade criminosa, a autoridade policial representou pelo pedido de prisão preventiva da quadrilha, e pelo mandado de busca e apreensão domiciliar nas residências dos envolvidos, fundamentado na preservação da ordem pública e na conveniência da instrução criminal.

As ordens foram deferidas pelo Poder Judiciário da Comarca de São Félix do Araguaia e pelo Ministério Público local. “A organização criminosa agia na cidade de Alto Boa Vista e região há mais de dez anos. A prisão dos suspeitos vai trazer paz aos produtores rurais da cidade e região que não suportavam mais o medo gerado no campo pelos furtos nas propriedades rurais”, destaca o delegado Rogério.

Em menos de um ano, a Polícia Judiciária Civil de Alto Boa Vista recuperou mais de 100 cabeças de gado furtadas e esclareceu cinco furtos de gado, com a prisão de nove pessoas. Nas investigações, foram indiciadas outras 14 pessoas pela pratica de furto qualificado de gado, associação criminosa e do crime de organização criminosa.

Ao todo foram utilizadas 8 viaturas e mobilizados 22 policiais envolvidos na operação policial.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp