Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

PF: inquérito cita dono da Friboi e servidora de Taques

A JBS S.A e Fernando Mendonça foram doares da campanha eleitoral de Pedro Taques, em 2010

 Em um dos trechos do inquérito da Operação Ararath, a Polícia Federal cita as investigações que fez sobre a empresa Global Participações Empresariais Ltda., que tem o empresário Fernando Mendonça como sócio.

A empresa é suspeita de ter sido usada para lavagem de dinheiro.

As investigações revelam que o empresário Wesley Mendonça Batista, dono do JBS-Friboi, uma das maiores empresas do mundo de processamento de proteína animal, constou como administrador e procurador da Global desde sua fundação até 1 de dezembro de 2008.

A JBS S.A e Fernando Mendonça foram doares da campanha eleitoral de Pedro Taques, em 2010 (leia abaixo).

Relatório da Polícia Federal afirma que a Global foi criada em 9 de março de 2006, tendo como sócios as empresas Elany Trading LLC e a Avel Group LLC, sediadas nos Estados Unidos, e Raquel Souza Ferreira Rodrigues de Mendonça. As duas empresas estão situadas em Nevada (520 S. 7th Street, Suite C).

A Polícia Federal afirma que, junto à Receita Federal no Brasil, não há registro de sócios – sendo que o procurador das empresas foi identificado com o CPF.: 000.000.001-91, geralmente dado aos contribuintes sem cadastro de pessoa física.

Filha

Fernando entrou como sócio na Global, segundo a PF, em 17 de outubro de 2007 (mesma data da saída da Elany Tranding LCC).

Uma das filhas de Fernando Mendonça, Ariane Victor de Matos Mendonça, começou a fazer parte da empresa em 1 de janeiro de 2008 (mesma data da saída da Avel Group Lcc).
Ariane é funcionária do gabinete do senador Pedro Taques (PDT) – que teve Fernando Mendonça como seu maior doador de campanha, em 2010.

O relatório da Polícia ainda descobriu que essas duas empresas foram criadas em 2005 e tinham como representante legal a MF Corporate Service - e são gerenciadas pela Camille Service S.A, uma offshore sediada no Panamá.

O termo offshore se refere a empresas abertas em "paraísos fiscais", geralmente com o intuito de pagar-se menos impostos do que no país de origem dos seus proprietários.

As investigações mostram, ainda, que Raquel Souza Ferreira Rodrigues de Mendonça é casada com Leonardo Rodrigues de Mendonça (primo de Fernando Mendonça). Eles já foram sócios da empresa Atacado Mendonça (Comércio Regional de Alimentos Ltda.).

Doações de campanha

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a empresa JBS S.A. doou R$ 100 mil para a campanha de Taques ao Senado, em 2010.

Já Fernando Mendonça doou, oficialmente, R$ 230 mil. Os dois valores correspondem a 30% do total declarado pelo então candidato.

Outro lado

O senador Pedro Taques não quis comentar o relatório da Polícia Federal. Por meio de sua assessoria, ele apenas confirmou que Ariane Victor de Matos Mendonça é sua funcionária. Ela foi nomeada no dia 28 de março de 2011.

Em nota, Taques disse que, até o momento, seu gabinete não possui qualquer fato que desabone sua conduta, ou justifique seu afastamento.

Trecho do relatório da PF:
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp