A situação da saúde pública está um caos em todo o Brasil, isso não é novidade pra ninguém. Nas capitais além de não ter material e equipe suficiente para atender a população, os hospitais geralmente estão superlotados.
Em pronunciamento na Câmara Federal dias atrás o Deputado Federal Nilson Leitão do PSDB, disse que o Ministro da Saúde Arthur Chioro, é Cara de Pau em dizer que o Governo Federal reduziu leitos de UTI porque melhorou a qualidade do atendimento e investiu em tecnologia e instrumentação dos hospitais. Só pra constar em dados, o Governo Federal fechou de 2011 à agosto de 2013, 11.576 leitos de UTI no Brasil, os técnicos que fizeram vistorias por toda a Rede Pública no Pais, ainda encontraram 2.389 leitos interditados por falta de profissionais e equipamentos, ou seja, mais de 15 mil leitos de UTI estão fechados no Brasil.
E ai o Brasil todo lindo, dizendo que está tudo bem, enquanto milhares de pessoas morrem por falta de atendimento médico, por falta às vezes de atendimento mínimo que dera por falta de UTIs, é até comum a gente acompanhar a situação de pacientes terem de entrar com ação judicial pra conseguir vaga na UTI. Se a roubalheira no Brasil fosse menor com certeza a nossa situação seria menos degradante.
A coisa tá feia.