Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sábado 18 de Setembro de 2021

2 3
:
3 7
:
5 7

Últimas Noticias

Enquete

Como você pretende investir o seu dinheiro nos próximos anos?

Notícias / Agronegócio

14 Jun 2014 - 06:53

Estudantes de Agronomia do IFMT apresentam a produtores resultados de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no Campus Confresa.

O estudante explicou que muitas vezes o produtor coloca os animais no pasto e não atenta para o manejo deixando os animais por um período superior ao recomendado o que acaba subdesenvolvendo a pastagem

Agência da Notícia com Redação


Um grupo de estudantes do curso de Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Mato Grosso - Campus Confresa apresentam resultados de trabalho de ensino, pesquisa e extensão a produtores e visitantes da Expofresa 2014.

Os trabalhos estão sendo apresentados no pátio de Exposição da Expofresa pelo grupo de estudantes do referido curso, orientados pelos professores pesquisadores do Campus Confresa, Dr. Luís Lessi dos Reis, Dr. Elizeu Luiz Brachtvogel e Dr. César Antônio da Silva.

Henildo de Sousa Pereira, um dos estudantes que está expondo resultados do experimento contou como é o seu trabalho e a importância de divulgar ao produtor pecuarista esses resultados. “Estou desenvolvendo um trabalho com a Brachiaria brizantha L., popular “brachiarão” o mais cultivado na região que teve como objetivo avaliar a intensidade e frequência de desfolha. Então o produtor vai saber qual o momento de colocar os animais no pasto e qual o tempo de retirada desses animais”. Disse Henildo.

O estudante explicou que muitas vezes o produtor coloca os animais no pasto e não atenta para o manejo deixando os animais por um período superior ao recomendado o que acaba subdesenvolvendo a pastagem.

No entanto, Henildo ressaltou que “o trabalho foi feito em um único ciclo, porém necessita de mais trabalhos de pesquisa e de resultados experimentais para consolidação de estratégias de manejo adequado para o pastejo na região do Araguaia xingu.

O professor Dr. Engenheiro Agrônomo do IFMT Campus Confresa, Luis Lessi dos Reis falou da importância em divulgar esses resultados aos produtores rurais durante o evento. “E de extrema importância a divulgação de nossos trabalhos práticos e científicos juntamente com nossos alunos e instituições parceiras afim de informar toda a comunidade e especialmente aos produtores rurais novidades, soluções e inovações estratégias em todas as sub áreas do conhecimento das ciências agrárias". Explicou o professor ao Portal Agência da Notícia.

Além dos resultados experimentais expostos do estudante Henildo, estão sendo apresentados também resultados de outros experimentos agrícolas desenvolvidos por discentes do curso Bacharelado em Agronomia: “Avaliação de diferentes fontes de fósforos e densidade de semeadura na produtividade de pastagem Brachiaria brizantha cv. Marandu", conduzido pelas estudantes Michelle Rezende Brito e Kamilla Pereira Reis; "Produção de mudas frutífera nativas em diferentes em sistemas de produção, conduzidos pelas estudantes Patricia Rodrigues Maffud Carvalho e Janaina Rodrigues Maffud; "Custo de implantação e produção de carne de bovinos em sistema pastejo rotacionado na região do Araguaia-Xingu; Produção de olerícolas sob diferentes doses de nitrogênio, potássio e manejo de irrigação, conduzidos pelos discentes Fernando Antonio da Silva Lopes, Sebastião Geraldo Lopes e Messias Moraes Ferreira.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet