Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Cai número de homicídios na Grande Cuiabá no mês da Copa do Mundo

Na primeira semana de Copa, 6 assassinatos foram registrados. Com 3 mil agentes de segurança nas ruas, crimes caíram pela metade.

Agência da Notícia com G1 MT

20/06/2014 - 16:40

O clima de festa da Copa do Mundo e o reforço na segurança durante o período contribuíram para a redução da criminalidade em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital. Houve queda no número de homicídios. Segundo a Polícia Civil, neste mês foram registrados 20 assassinatos e a previsão é que feche com menos de 30, enquanto no mês passado foram 42 homicídios. Durante o mundial de futebol, mais de três mil agentes de segurança estão atuando na capital.
A quantidade de homicídios, no entanto, deve ser ainda menor, conforme o delegado titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Silas Caldeira. "Muitos casos ocorrem no interior e as vítimas morrem nos hospitais de Cuiabá, mas não quer dizer que o crime ocorreu na capital", afirmou. Ele frisou que os dados de crimes ocorridos em outras cidades em que as vítimas falecem em Cuiabá são contabilizados como sendo da capital.
A queda foi brusca em relação aos cinco primeiros meses do ano, apesar de haver 10 dias para o término do mês de junho. Em janeiro, foram 31 homicídios; em fevereiro, 38; em março; 37; abril, 51; maio, 42, e abril, 20, até agora. "Todo mundo assiste jogo. Até o marginal quer assistir o jogo e deixa de lado as atividades criminosas para curtir a Copa", avaliou o delegado.
Segundo ele, os números não podem ser comparados no período, pois, no mês passado, por exemplo, uma chacina deixou cinco mortos na Grande Cuiabá, no mesmo período deste mês. Desde o início da Copa, foram registrados seis homicídios e, no mês passado, depois da chacina até o dia 20 não houve registro de assassinatos. "É muito relativo, porque depois dessa chacina, por exemplo, houve redução porque aumentou o policiamento. O fato é que houve redução no número de crimes na Copa", explicou Caldeira.
De quinta-feira (12) a domingo passado (15), período em que Cuiabá recebeu milhares de torcedores chilenos e australianos que chegaram à cidade para assistir ao jogo entre as seleções dos dois países, cinco assassinatos foram registrados pela polícia.
Poucos protestos
A não realização de protestos também compõe o cenário de tranquilidade visto na cidade. Apenas uma manifestação foi realizada em Cuiabá durante a Copa. No primeiro jogo, entre Chile e Austrália, manifestantes percorreram as ruas da região central e seguiram até a Arena Pantanal. Outros protestos ocorreram de forma isolada. Moradores levaram placas com frases de protesto contra a realização da Copa, enquanto áreas essenciais, como saúde e educação, não têm investimentos. Não houve nenhuma prisão por ato de vandalismo e depredação do patrimônio público na capital durante o evento.
Cambistas
No período dos dois primeiros jogos, apenas uma pessoa foi detida vendendo ingressos no entorno da Arena Pantanal. Policiais que fazem a segurança da região flagraram, na última terça-feira (17), um romeno com 60 ingressos para o jogo entre Coreia do Sul e Rússia, em Cuiabá. Ele foi levado para a Delegacia da Turista e liberado após prestar depoimento.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp