Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Educação

Greve dos professores começa com 100 escolas sem aulas no Paraná

Dado foi divulgado pela Secretaria de Educação nesta segunda-feira (17). Há ainda mais de 500 escolas fechadas por ocupação de estudantes.

O primeiro dia de greve dos professores e funcionários da educação do Paraná, nesta segunda-feira (17), atingiu totalmente 5% das escolas, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Educação. Isso significa que alunos de 107 unidades ficaram sem aula pela manhã. Em 18%, a greve foi parcial; em 55%, não houve adesão.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP- Sindicato), Hermes Leão, um dos principais motivos que levou à paralisação foi o texto encaminhado à Assembleia Legislativa, pelo governo estadual, que suspende o pagamento do reajuste dos salários dos servidores previsto para janeiro de 2017. (Leia abaixo)

O sindicato afirma que está levantando os dados da greve nos núcleos de educação. Contudo, segundo o diretor de Comunicação da APP-Sindicato, Luiz Fernandes Rodrigues, ao menos 50% da categoria aderiram ao movimento de greve.

O estado tem aproximadamente 100 mil profissionais que trabalham na educação estadual, sendo que 65 mil são professores.

A categoria também reivindica, por exemplo, a equiparação salarial dos “agente 1” ao piso mínimo regional, reajuste do auxílio transporte para os funcionários contratados via Processo Seletivo Simplificado (PSS) e a retirada da falta do dia 29 de abril de 2016, quando a categoria realizou uma mobilização para lembrar o conflito entre professores e policiais na greve de 2015.

As ocupações
Além da greve dos professores, a rede estadual de ensino passa pelo movimento de ocupação das escolas. O número de colégios estaduais ocupados por estudantes chega a 550, de acordo com o movimento Ocupa Paraná. O último balanço foi divulgado às 14h30 desta segunda-feira.

Nove universidades e dois núcleos de Educação também foram ocupados.

Já a Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou nesta tarde que 570 colégios estão ocupados por estudantes. As ocupações começaram no dia 3 de outubro.

Veja a lista completa das ocupações no site do movimento estudantil.

O reajuste
A emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017 que altera o pagamento dos servidores foi apresentada pelo governador Beto Richa (PSDB) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) no dia 3 de outubro e começou a ser analisada pela comissão de orçamento.

Pelo texto, o governo suspende o pagamento do reajuste dos servidores, garantindo apenas as promoções e progressões de carreira de forma parcelada. De acordo com a Secretaria da Fazenda, não há dinheiro para pagar o reajuste e as progressões e promoções.

Após uma série de críticas, no dia 11 de outubro, o governo encaminhou para a Alep um oficio parando a tramitação da emenda.

Três dias depois, o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), que é líder do governo na Assembleia, afirmou que a tramitação fica suspensa até que termine a votação, no Senado Federal, da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241. A medida estabelece um teto para o crescimento das despesas públicas e já foi aprovada em primeiro turno.

Os professores da rede estadual também exigem a regularização do pagamento de promoções e progressões e reclamam do atraso no auxílio refeição para alguns funcionários. Eles também reivindicam a equiparação dos salários de escolas.

 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp