Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Educação

IFMT de Rondonópolis (MT) confirma realização de provas do Enem 2016

MEC inseriu instituição no rol de unidades que tiveram o exame cancelado. Prédio do instituto está ocupado por estudantes desde o dia 20 de outubro.

 A direção do Instituto Federal de Mato Grosso em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, confirmou a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no local, apesar do prédio da instituição ainda estar ocupado por estudantes que protestam contra a proposta de reforma do ensino médio e contra a PEC 241, que estabelece teto de gastos públicos por um período de 20 anos, entre eles nas áreas da saúde e educação. O Enem acontece no sábado (5) e domingo (6).

Os estudantes, que ocupam o prédio desde o dia 20 de outubro, já haviam informado, na segunda-feira (31), que iriam liberar o espaço até sexta-feira (4) para que as provas dos candidatos lotados no IFMT fossem realizadas no final de semana. No entanto, na tarde de terça-feira (1º), o Ministério de Educação (MEC) inseriu a instituição no rol das unidades de ensino que tiveram o exame adiado para os dias 3 e 4 de dezembro.

Por meio de nota, a direção do IFMT informou que as provas serão aplicadas na unidade neste final de semana. Segundo a nota, os alunos acampados deverão deixar a instituição na quinta-feira (3), para que o instituto seja preparado para a aplicação do exame.

Cerca de 130 estudantes ocupam o prédio do IFMT, em Rondonópolis. Além de serem contra a PEC 241 e a reforma do ensino médio, eles também são contrários ao projeto de lei Escola sem Partido, que pretende especificar o limite da atuação dos professores em sala de aula em determinados assuntos, como política, religião e gênero.

No início da semana, os estudantes informaram que irão desocupar o prédio do IFMT após o reitor da instituição, José Bispo Barbosa, pedir a liberação do local. No entanto, conforme a assessoria do IFMT, os estudantes informaram que devem retomar a ocupação na segunda-feira (7), permanecendo no prédio por tempo indeterminado.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp