Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Domingo 23 de Janeiro de 2022

1 2
:
0 5
:
1 7

Últimas Noticias

Notícias / Geral

25 Mar 2014 - 15:45 | Atualizado em 25 Mar 2014 - 16:13

Após 37 dias, professores decidem suspender greve em cidade de MT

Categoria aceitou termo de conciliação e suspendeu paralisação. Sintep-VG estima que 50% das escolas e creches aderiram à greve.

Redação com Agência da Noticia

Reprodução

Professores decidiram encerrar a greve da categoria em Várzea Grande. (Crédito: Reprodução)

Professores decidiram encerrar a greve da categoria em Várzea Grande.

Os professores da rede municipal de ensino de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, decidiram na manhã desta terça-feira (25) suspender a greve da categoria. Cerca de 300 educadores participaram de uma assembleia para discutir se continuavam ou não com a paralisação, que começou no dia 17 de fevereiro. Eles pediam a reestruturação do Plano de Cargo, Carreira e Salários (PCCS), revisão salarial, pagamento de férias e a concessão de licença-prêmio.

Na mesma assembleia, os professores também avaliaram as condições de um termo de conciliação, que foi criado na semana passada após audiência com a Prefeitura Municipal de Várzea Grande. Ao G1, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Várzea Grande (Sintep-VG), Gilmar Soares, informou que os profissionais decidiram suspender a greve.

“A assembleia suspendeu a paralisação e acatou o documento [o termo de conciliação], mesmo considerando que ele tem limites para nossas reivindicações. Se até maio os direitos que foram firmados nesse termo não forem garantidos, voltaremos com a greve”, disse Gilmar.

O documento, intermediado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, previa que os professores recebam, a partir de maio, um aumento salarial de 16,32%. No mesmo acordo, a prefeitura se comprometeu a fazer um cálculo das perdas financeiras da categoria desde 2010, além de apresentar um plano que compense o prejuízo.

O Sintep-VG estima que 36 escolas e creches aderiram à paralisação da categoria, o que representaria 50% das unidades em Várzea Grande. "Cada escola vai decidir se retoma as aulas nessa semana. Se tiverem condições e estiveram preparados, os educadores já podem voltar a partir desta quarta-feira (26)", completou o presidente.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet