Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sábado 22 de Janeiro de 2022

0 0
:
3 3
:
4 0

Últimas Noticias

Notícias / Geral

26 Mar 2014 - 15:14

Homologada situação de emergência em 12 municípios de Mato Grosso

Chuvas intensas provocaram estragos nas áreas urbanas e rurais. Medida pode favorecer municípios na busca por recursos.

Redação com Agência da Noticia

Reprodução

Estrada cedeu pelo excesso de chuvas em região rural de Sorriso, no médio norte de Mato Grosso (Crédito: Reprodução)

Estrada cedeu pelo excesso de chuvas em região rural de Sorriso, no médio norte de Mato Grosso

Doze municípios de Mato Grosso tiveram homologados decretos de situação de emergência pelo governo de Mato Grosso. A lista foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado que circula nesta quarta-feira (26) e elenca importantes produtores estaduais de grãos e carne bovina. A vigência é de 180 dias.

Constam na relação Barra do Bugres, Confresa, Ipiranga do Norte, Itaúba, Matupá, Mirassol D'Oeste, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Sorriso e Terra Nova do Norte.

Segundo o superintendente da Defesa Civil de Mato Grosso, coronel bombeiro Sérgio Delamônica, novas homologações estão sob análise e ainda devem ser feitas pelo Executivo estadual.

As publicações devem favorecer os municípios na busca por recursos para reparação dos estragos causados pelas águas e reconstrução de algumas obras. "Existem vários pedidos e estamos atendendo a todos", afirmou o gestor da Defesa Civil.

Chuvas intensas provocaram sérios danos tanto no perímetro urbano quanto nas áreas rurais. Afetaram também a colheita de grãos no estado e o escoamento da produção agrícola.

Em Sorriso, no médio norte mato-grossense, por exemplo, o excesso de chuva alagou algumas lavouras e interrompeu a retirada da soja dos campos. O município é o principal produtor mundial da cultura e nesta safra plantou 577,7 mil hectares com a oleaginosa.

Ainda na mesma região, as fortes chuvas fizeram com que uma barragem estourasse e inundasse a BR-163, principal rota de escoamento da produção agropecuária. Por cerca de uma semana, a passagem de veículos de passeio e cargas ficou liberada em meia pista.

Reconhecidos pela União
No último dia 18 a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu a situação de emergência de nove municípios mato-grossenses. Alguns deles estão elencados na relação desta quarta-feira pelo governo mato-grossense, sendo: Barra do Bugres, Confresa, Ipiranga, Matupá, Mirassol, Nova Guarita, Nova Santa Helena e Sorriso.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet