O setor de varejo foi o que mais cresceu em 2016 em Mato Grosso, segundo uma pesquisa realizada o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O levantamento foi feito com base nos números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao todo, conforme os dados, Mato Grosso tem 155 mil micro e pequenas empresas.
Desse total, 106 mil são de microempreendedores individuais. Dentro do setor, as lojas de vestuários foram responsáveis por 39% das contratações no estado. Ao todo, são 6,7 mil estabelecimentos, que geram 25 mil empregos diretos.
O empresário Cláudio Tonon está no ramo há 18 anos. Quando começou a gerir a empresa, que teve a mão como criadora, ainda estava no segundo grau. De lá para cá, muita coisa mudou. Agora Cláudio é formado em administração e tem sete lojas e é responsável por 60 funcionários.
De acordo com a empresária Carla Vecchi, o setor é o que mais emprega no estado. “Mato Grosso, além da pecuária e da agricultura, também é visto pelo comércio, venda produtos atrelado a serviços. Hoje, ele é setor que mais emprega”, afirmou.
A maioria dos empreendedores do setor é de homens. Segundo a pesquisa, eles correspondem a 71% dos empresários do ramo. A maioria tem mais de 35 anos e tem escolaridade média.
O dono de um restaurante, Petrus Garcia, é exemplo disso. O estabelecimento dele foi aberto em 2015 e aproveitou o movimento trazido pela Copa do Mundo, no ano anterior. A crise diminuiu o movimento, mas ele viu nos tempos difíceis uma forma de se adequar ao mercado. Foi preciso mudar a rotina e o cardápio.
As redes sociais ajudaram e se tornaram aliadas. As fotos postadas chamam a atenção e divulgam os pratos. O meio é uma divulgação direta com o público alvo. “Ajuda e muito, mas se não está como a foto, tem reclamação e os clientes ficam bravos”, disse.