Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Domingo 23 de Janeiro de 2022

1 2
:
1 7
:
5 2

Últimas Noticias

Notícias / Agronegócio

27 Mar 2014 - 15:24

Pequenos municípios do Norte Araguaia se destacam na produção de grãos

São Felix do Araguaia o maior município da região em território teria um milhão de hectares para ser transformado em área de plantio

Redação com Agência da Noticia

Agência da Noticia

O Produtor Filemom Limoeiro que já foi produtor exibe mapa que demonstra potencialidade do município (Crédito: Agência da Noticia)

O Produtor Filemom Limoeiro que já foi produtor exibe mapa que demonstra potencialidade do município

 Nem a chuva e as deficiências logísticas impediram Mato Grosso de colher mais uma vez uma super safra de grãos, Sorriso continua no topo do ranking, mas nesta temporada (13/14) o que chamou a atenção foi o crescimento dos grãos em pequenas cidades, como São Félix do Araguaia e Canabrava do Norte. Que juntas não chegam a 20 mi habitantes, mas que superam grandes cidades quanto o assunto é soja.

Distantes da capital, localizadas na fronteira com Tocantins, os dois municípios recebem a atenção dos investidores, isso porque apesar das dificuldades, como a falta de pavimentação na BR 158, e pontes ainda de madeira, a região apresentou crescimento da área dedicada à oleaginosa superior a 30%.

Em Canabrava do Norte o ex-prefeito Lourival Martins, entregou as chaves da prefeitura apresentando um aumento de 5 mil hectares para 12 mil hectares de soja em dois anos. E as lavouras não pararam de crescer, chegando a 19mil hectares neste ano, segundo dados da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja).

“Esse avanço reflete em toda a cidade, aumenta a área, aumenta o maquinário, aumentam os funcionários, aumenta o consumo no comercio e oportunidades surgem, hoje Canabrava precisa de uma oficina especializada em maquinário agrícola, tudo reflete em desenvolvimento”, relatou o produtor Sandro Lagne ao Agência da Notícia, que produz no estado há dez anos, e a dois resolveu comprar áreas no Norte Araguaia.

Mas a menina dos olhos dos produtores é São Félix do Araguaia, o município que está entre os maiores em extensão do estado, apresentou um crescimento de 50% na área de cultivo de soja em doze meses.

O produtor rural Filemom Limoeiro destaca que esta potencialidade ainda é pouco explorada, e que São Félix tem mais de um milhão de hectares de terras planas, hoje utilizadas pela pecuária, que devem se transformar em lavouras nos próximos anos.

“A logística é que impede números ainda melhores, agricultores ainda ficam receosos com os problemas de estradas e pontes, mas também se preocupam com a qualidade das escolas, com a saúde pública, se os investimentos públicos necessários acontecerem nossa região despontará como uma das mais produtivas do Mato Grosso”, destacou o produtor, que já ocupou o cargo de chefe do poder executivo municipal.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet