Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Domingo 25 de Outubro de 2020

1 7
:
1 2
:
4 1

Últimas Noticias

Notícias / Agronegócio

10 Jul 2014 - 13:30

Construção de aceiros e locais de captação de água ajudam na prevenção de queimadas

A construção de locais de captação de água é outra opção de prevenção

Agência da Notícia com Agro Olhar

 A construção e manutenção de aceiros são algumas medidas de prevenção as queimadas em propriedades rurais. No próximo dia 15 de julho começa em Mato Grosso o período de proibição das queimadas em zona rural e urbana.

Até o dia 6 de julho, Mato Grosso liderava o volume de focos de calor sendo responsável por 26,1% dos 20.316 das queimadas registradas no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Está, também, em Mato Grosso o município com o maior registro de focos do país: Nova Maringá com 434 focos.

De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), a construção e manutenção de aceiros é uma das técnicas que podem ser adotadas no campo para prevenir a ocorrência de incêndios. Os aceiros podem ser naturais ou construídos.

“O aceiro é uma faixa livre de vegetação, onde o solo fica descoberto. Cabe ao produtor fazer a manutenção anual dos aceiros naturais que podem ser estradas ou cursos d’água ou construir aceiros artificiais, principalmente nas proximidades de reservas legais e de áreas de pastagem”, explica a de meio ambiente da Famato, Lucélia Avi.

A analista salienta que a largura das faixas de aceiros depende do tipo de material combustível (mato, árvores, entre outros), da localização e das condições climáticas para o período. “Os aceiros são extremamente úteis para impedir a propagação do fogo, além disso, servem como meio de acesso e de pontos de apoio para combater os focos de incêndio”.

Outras opções

A construção de locais de captação de água é outra opção de prevenção. “O reflorestamento de pequenos cursos de água formando açudes é essencial para obtenção de água em caso de incêndios, já que muitas áreas ficam distantes das sedes das propriedades e de rios. Ter um ponto de captação de água por perto facilita o combate ao fogo”, diz a analista da Famato.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet