Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Quarta-feira 27 de Maio de 2020

1 8
:
3 5
:
4 8

Últimas Noticias

Campanha Publicitária

Notícias / Geral

11 Jul 2014 - 08:01

Casa de Saúde Indígena no Araguaia atende mais de 7.000 Xavantes

A unidade de Campinápolis conta com quatro médicos do programa Mais Médicos para o atendimento do pacientes

Ezio Calanca Garcia - Interessante News

Interessante News

A unidade foi construída em Campinápolis onde  a população indígenas é maior que a de brancos (Crédito: Interessante News)

A unidade foi construída em Campinápolis onde a população indígenas é maior que a de brancos

 Inaugurado no último dia 23 de maio, a unidade de saúde do CASAI – Casa de Saúde Indígena de Campinápólis, ergue-se imponente por trás das imediações da antiga prefeitura, no centro da cidade e atende uma população indígena calculada em aproximadamente 7.000 pessoas.

Segundo o último censo do IBGE, Campinápolis tem uma população de 14.305 habitantes, e destes, 53% são indígenas, todos da nação Xavante, provavelmente o maior índice de presença indígena dos municípios brasileiros.

Daí o investimento de R$ 2.200.000,00 (dois milhões e duzentos mil reais) do governo federal através do Ministério da Saúde na construção de uma unidade da Casa de Saúde Indígena local, que funciona como casa de apoio aos pacientes encaminhados ao SUS – Sistema Único de Saúde.

Segundo o secretário do Ministério da Saúde, Antonio Alves, as unidades são importantes para o acolhimento dos pacientes.

“As Casais são fundamentais para o apoio dos indígenas que precisam se deslocar às cidades em busca de tratamento específico em hospitais.

Nelas, tanto o paciente quanto o acompanhante têm onde dormir, o que comer, e recebem todos os cuidados necessários para uma boa estadia”.

A unidade de Campinápolis conta com quatro médicos do programa Mais Médicos para o atendimento do pacientes, mais quatro enfermeiros, oito técnicos de enfermagem, um nutricionista, um assistente social e um farmacêutico.

Na Casai, os indígenas contam também com refeitório, cozinha, lavanderia, alojamento e quiosque para lazer.

Nesta segunda feira, 07, a unidade foi visitada por membros da Sociedade Brasileira de Eubiose, que realizaram uma excursão por todo o Vale do Araguaia na última semana, e ficaram positivamente impressionados com a obra.

Outra unidade da CASAI foi construída pelo governo federal no município de Barra do Garças, porém de menores proporções, com R$ 298 mil de recursos.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet