Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Quinta-feira 22 de Outubro de 2020

1 1
:
5 8
:
1 3

Últimas Noticias

Notícias / Agronegócio

17 Jul 2014 - 09:45

Exportação de carne bovina em MT cai, mas resultados são positivos

Maio e junho acumulam queda de 24%. Primeiro semestre foi o terceiro melhor da história, segundo Imea.

Agência da Notícia com G1 MT

 As exportações da carne bovina mato-grossense caíram 14,22% em volume e 12,05% na receita em junho. Desde maio, esta é a segunda redução consecutiva no número de embarques, acumulando 24% de queda nos dois meses. As informações são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e estão no boletim lançado nesta segunda-feira (14) pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Ainda assim, o momento é visto de forma positiva pelo Imea. O resultado das exportações de junho é considerado pelo instituto um dos melhores dos meses de junho da história. O resultado só não foi melhor devido às restrições impostas por Egito e Irã, “que antes da constatação do caso de ‘vaca louca’ em abril, eram responsáveis por 30,10% das exportações estaduais de carne bovina em março/2014 e em junho/2014 participaram com 1,13% nas exportações de carne bovina”, diz o boletim.

Os dados da Secex também mostraram que o primeiro semestre de 2014 é o terceiro melhor semestre da história, “com um total de 159,29 mil TEC e uma alta de 35,25% em comparação ao primeiro semestre de 2013”.

No primeiro semestre, a baixa oferta de bovinos no estado combinada com a demanda nacional aquecida favoreceram os preços pagos ao produtor. Um exemplo é o preço da arroba do boi gordo que hoje vale R$ 110,76, enquanto que no mesmo período do ano anterior o valor era de R$ 88,05/@.

Em junho, a redução do número de oferta de gado para o abate teve uma queda de 8,77% em relação a maio. De acordo com os analistas, a baixa estaria relacionada a uma redução no número de fêmeas enviadas ao abate.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet