Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Quinta-feira 3 de Dezembro de 2020

0 4
:
4 5
:
2 7

Últimas Noticias

Notícias / Agronegócio

25 Jul 2014 - 13:30

Chuvas podem proporcionar desenvolvimento de soja guaxa; Há cerca de três dias chove em MT

Em Cuiabá, segundo o Clima Tempo, pode chover no domingo. A mínima na Capital fica na casa dos 15ºC durante o fim de semana

Agência da Notícia com Agro Olhar

 Há cerca de três dias chove em Mato Grosso, o que é considerado anormal para esta época do ano, tendo-se em vista que o inverno mato-grossense é de seca. Diante disso, é preciso redobrar os cuidados com o desenvolvimento de plantas guaxas da soja. A eliminação de plantas da oleaginosa que nascem involuntariamente auxiliam no controle de pragas e doenças, como é o caso da ferrugem asiática.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva permanece em Mato Grosso nesta sexta-feira (25), onde a mínima fica deverá ficar em 13ºC. No sábado (26) e no domingo (27) não chove e a mínima fica em 12ºC. A chuva deverá voltar na segunda-feira (28) e a mínima cai para 11ºC.

Em Cuiabá, segundo o Clima Tempo, pode chover no domingo. A mínima na Capital fica na casa dos 15ºC durante o fim de semana.

As chuvas além de possibilitarem o crescimento do desenvolvimento da soja guaxa atrapalham a colheita do milho neste momento. A colheita já ultrapassou os 50% da área de mais de 3 milhões de hectares destinada ao cereal. “A chuva deixa o ambiente ainda mais propício para o nascimento de plantas voluntárias, que podem ser ponte verde para a ferrugem asiática”, salienta o diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Luiz Nery Ribas.

Nery Ribas alerta para a necessidade da eliminação de soja guaxa durante este vazio sanitário da oleaginosa, que segue até o dia 15 de setembro. “Os produtores estão fazendo seu papel, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) está fiscalizando e notificando, e agora precisamos que o poder público municipal também aja”.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet