Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sábado 5 de Dezembro de 2020

0 2
:
1 1
:
2 9

Últimas Noticias

Campanha Publicitária

Notícias / Agronegócio

31 Jul 2014 - 13:47

Produtividade do milho de MT é 46,5% menor que a dos EUA

A revelação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Agência da Notícia com Agro Olhar

 Enquanto o forte de Mato Grosso é a soja, nos Estados Unidos é o milho. O país norte-americano deverá colher em média 173 sacas por hectare na safra 2014/2015, enquanto Mato Grosso está colhendo uma média de 92,5 sacas por hectare neste ciclo 2013/2014. De acordo com especialistas, os Estados Unidos prezam pelo cereal, tanto que a soja é o seu “complemento” de renda.

Das cerca de 17 milhões de toneladas de milho previstas para a safra 2013/2014 em Mato Grosso, aproximadamente 11,8 milhões de toneladas já foram colhidas, o que gera uma média de 92,5 sacas po hectare. A revelação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) revela que 76% das lavouras de milho nos Estados Unidos estão em boa ou excelente condição, o que é considerado maior que o período o ano passado. A produtividade no país norte-americano estima colher uma média de 173 sacas por hectare na temporada 2014/2015, cuja colheita se inicia logo. Tal produtividade é considerada a maior da história.

"Com o avanço da colheita e bom desenvolvimento das lavouras norte-americanas da próxima safra, as cotações do milho sentem a grande oferta esperada, principalmente no mercado internacional. No mercado interno a situação poderia ser igual, porém é parcialmente amenizada pelo prêmio no porto, que vem registrando alta a cada semana", pontua o Imea.

De acordo com o diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Luiz Nery Ribas, a diferença entre Mato Grosso e os Estados Unidos é muito grande no que diz respeito ao milho, apesar de ambos utilizarem tecnologia de ponta.

“A primeira questão é que os Estados Unidos é especialista em milho e nós em soja. Eles plantam soja como complemento, assim como nós plantamos o milho na segunda safra para complementar a renda. Os norte-americanos usam o máximo a sua janela ideal, tanto que calculam o tempo dela”, explica Ribas.

Conforme Ribas, Mato Grosso não chega aos patamares de produtividade dos Estados Unidos por que o cereal não é plantado no Estado na primeira safra, a qual os produtores mato-grossenses optam pela soja. “Apesar de plantarmos em segunda safra e termos mais riscos, devido clima e pragas, Mato Grosso tem uma produtividade excelente e além das expectativas. Outro ponto que nos limita de expandir com o milho é a questão preço”.

No Mato Grosso o plantio da primeira safra de milho ocorre entre outubro e dezembro, mesmo período da soja. O 10º Levantamento de Safra de Grãos 2013/2014 da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), divulgado no início de julho, revela que Mato Grosso semeou 68 mil hectares com milho na primeira safra do Estado, área 10% menor que os 75,6% do ciclo 2012/2013. A produção ficou em 422,2 mil toneladas, 21,1% a menos que as 535,2 mil toneladas da safra passada.

Já o plantio da segunda safra vai de janeiro a março, período em que a soja é colhida. Em Mato Grosso a janela ideal do milho é janeiro e fevereiro. O Imea aponta uma área de 3,2 milhões de hectares e 17 milhões de toneladas para a segunda safra 2013/2014 do cereal, menor que os 3,7 milhões de hectares e 22,5 milhões de toneladas da safra anterior.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet