Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sábado 5 de Dezembro de 2020

2 3
:
1 5
:
3 2

Últimas Noticias

Campanha Publicitária

Notícias / Agronegócio

1 Ago 2014 - 13:45

Produtores em MT pedem obrigatoriedade de áreas de refúgio

A utilização de refúgio nas lavouras no Brasil é uma das medidas para o combate de pragas e doenças

Agência da Notícia com Agro Olhar

 A utilização de refúgio nas lavouras no Brasil é uma das medidas para o combate de pragas e doenças. A obrigatoriedade de sua adoção em lavouras de cultivares geneticamente modificadas é proposta em uma nota técnica elaborada por produtores de Mato Grosso com sugestões para a elaboração de uma Instrução Normativa (IN). Segundo o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, já há uma discussão técnica com a Secretária de Defesa Agropecuária (SDA) e o setor produtivo sobre o assunto e que em breve deverá estar concluída a IN.

A nota técnica foi aprovada durante assembleia geral extraordinária realizada na quinta-feira (31) com produtores na Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). Os produtores querem uma IN que tenha foco na regulamentação das práticas de refúgio, uma vez que ela inexiste hoje nos manejos das biotecnologias em vigor no Brasil.

De acordo com o presidente da Aprosoja-MT, Ricardo Tomczyk, a nota técnica vem expressar a visão de consenso que os produtores mato-grossenses possuem.

Segundo a nota técnica, o refúgio a ser adotado deverá ter uma área que corresponda ao menos ao percentual recomendado pelas empresas de biotecnologia. A nota ainda propõe que as empresas desenvolvedoras de biotecnologia apresentem ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) as suas pesquisas quanto ao refúgio, bem como a experimentação de cada tecnologia vendida.

A Aprosoja-MT revela ainda que os produtores propuseram a criação de um grupo técnico-científico para acompanhar os eventos de resistência a insetos e pragas. A entidade frisa que neste caso de quebra de resistência a nota técnica sugere a suspensão da cobrança de royalties pela tecnologia e a sua retirada do mercado.

"A regulamentação do refúgio vai sair sem dúvida. Ela é importante para você manter a biossegurança e importante para a produção, em especial a de transgênicos. Ela vai sair logo, está sendo concluída. Estamos fazendo uma discussão técnica com a SDA e o setor", pontuou o ministro Neri Geller, em visita a Cuiabá nesta quinta-feira (31) no lançamento do 9º Circuito Aprosoja.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet