Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Domingo 20 de Setembro de 2020

0 4
:
1 4
:
2 1

Últimas Noticias

Notícias / Geral

2 Abr 2014 - 15:32

Governo sobe tributação de tabela de bebidas

Com isso, a tributação incidente sobre esses itens deve aumentar

Agência da Notícia com Redação

 A Secretaria da Receita Federal publicou ontem, dia primeiro, no "Diário Oficial da União", uma portaria que reajusta a tabela responsável por servir de base à tributação das chamadas "bebidas frias", que englobam cervejas, águas, isotônicos, energéticos e refrigerantes, entre outros produtos.

Com isso, a tributação incidente sobre esses itens deve aumentar. O governo, entretanto, não informou qual será o percentual de elevação média para todos os produtos nem sobre cada um individualmente. A Secretaria da Receita informou apenas que espera arrecadar R$ 200 milhões de reais a mais este ano com a medida.

O objetivo do Executivo é angariar recursos para evitar a alta na conta de luz neste ano. Isso porque está havendo maior uso da energia das termelétricas em 2014 - que é mais caro.
O governo federal lembra que o mercado de bebidas é livre. Deste modo, eventuais repasses da alta da tributação ao consumidor dependerão da decisão das empresas. Em anos anteriores, quando houve reajuste da tributação, os produtores decidiram repassar a alta para os preços dos produtos.

 
Sitevip Internet