Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sábado 5 de Dezembro de 2020

2 2
:
2 3
:
0 6

Últimas Noticias

Notícias / Agronegócio

6 Ago 2014 - 14:14

MP que aumenta mistura de biodiesel e etanol em combustíveis é aprovada

Quanto ao etanol anidro na gasolina a comissão mista aprovou a proposta que permite a elevação para até 27,5% de mistura, contudo é preciso que a sua viabilidade técnica seja comprovada.

Agência da Notícia com Agro Olhar

 A elevação para 7% de biodiesel na mistura do óleo diesel foi aprovada nesta terça-feira (5) pela comissão mista que analisa a Medida Provisória 647/14. Outro aumento aprovado foi o da mistura de etanol anidro na gasolina.

O relatório aprovado é do deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP). O relatório, inclusive, de acordo com a Agência Câmara, está na pauta desta quarta-feira (06) do Plenário da Câmara dos deputados.

O texto aprovado torna obrigatória a elevação, a partir de 1º de novembro deste ano, para 7% o percentual de biodiesel no óleo diesel. Tal percentual é verificado na MP original apresentada pelo governo do Congresso no mês de maio. A partir de 1º de julho a mistura passou a ser de 6%.

Conforme a MP 647, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) deverá fixar limites de variação do percentual e que o biodiesel a ser misturado ao óleo diesel deverá vir, prioritariamente, da agricultura familiar. Tais normas deverão ser editadas pelo governo federal a fim de garantir essa preferência.

Etanol

Quanto ao etanol anidro na gasolina a comissão mista aprovou a proposta que permite a elevação para até 27,5% de mistura, contudo é preciso que a sua viabilidade técnica seja comprovada.

Segundo a Lei 8.723/93, a mistura de etanol anidro na gasolina pode ser elevada até o limite de 25% ou ser reduzida até 18%. O parecer do relator mantém em 18% o piso da mistura no mínimo.

Para o deputado paulista e relator da MP, Arnaldo Jardim, o aumento da mistura de etanol à gasolina é mais um instrumentos para estimular o setor sucroalcooleiro, que vive grave crise.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet