Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Domingo 26 de Junho de 2022

0 4
:
2 7
:
4 0

Últimas Noticias

Notícias / Política

11 Ago 2014 - 09:02

Índios xavantes de município do Araguaia declaram apoio a Riva

O município conta com nove mil índios xavantes. Em todo Mato Grosso, são 21 mil da etnia

Agência da Notícia com Redação

Agência da Notícia

Os índios Xavantes estiveram reunidos com o Líder do PSD (Crédito: Agência da Notícia)

Os índios Xavantes estiveram reunidos com o Líder do PSD

 Índios da etnia Xavante do município de Campinápolis, no leste do Estado, declararam apoio à candidatura de José Riva (PSD) ao governo de Mato Grosso neste domingo (10), durante reunião com lideranças políticas, empresariais e comunitárias da cidade.

Apenas em Campinápolis, são nove mil xavantes, distribuídos em mais de cem aldeias. A cidade é a que mais conta com índios de uma mesma etnia em todo o Brasil e eles são maioria no município, que possui 12 mil habitantes. Em todo o Estado, são 21 mil índios da etnia.

De acordo com o líder indígena Serere Xavante, os índios xavantes apoiam Riva ao governo em função do trabalho desenvolvido no município e em todo Mato Grosso.

“Estamos com Riva pela história construída no nosso Estado, competência, envolvimento, convivência com povos indígenas, políticas sociais através dele serão feitas para nós, com a valorização dos índios. Temos o propósito de apoiar Riva, estamos empenhados, abraçando essa campanha”, declarou.

Líder jovem da aldeia São Felipe, Beto Tseredze disse que a juventude indígena também apoia Riva ao governo. “Estamos apoiando Riva para vencer, porque somos jovens, temos futuro e ele tem essa visão de futuro. Por isso, é o nosso futuro governador”, afirmou.

Entre as solicitações dos xavantes para Riva está a demarcação de terras indígenas, investimento na agricultura familiar, melhoria no transporte e saneamento básico.

Riva agradeceu o apoio da comunidade indígena de Campinápolis e afirmou que continuará trabalhando pelo município enquanto governador, assim como fez durante os mandatos de deputado estadual.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet