Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Domingo 5 de Dezembro de 2021

1 9
:
2 9
:
1 9

Últimas Noticias

Enquete

Na Sua opinião você é a favor ou contra a realização do carnaval em fevereiro de 2022

Notícias / Política

29 Ago 2014 - 09:24

Dilma “mina” sonho de distritos do Norte Araguaia se tornarem município

Dilma vetou integralmente ontem (27-08) o Projeto de Lei 104/2014, que tratava da criação de novos municípios

Agência da Notícia com Redação

Agência da Notícia

A anos moradores de Veranópolis sonham com emancipação (Crédito: Agência da Notícia)

A anos moradores de Veranópolis sonham com emancipação

Os distritos de Nova Floresta (Porto Alegre do Norte), Espigão do Leste (São Felix do Araguaia), Veranópolis (Confresa) e Fontoura (São José do Xingu) acabam de distanciar pra bem longe o sonho de se tornarem independentes e serem emancipados.

A presidente Dilma Rousseff foi a responsável por “minar” os sonhos dos candidatos a municípios, no caso de Espigão do Leste é o que mais acreditava na emancipação, pois fica a quase 500 km da sede do município, são Félix do Araguaia.

Dilma vetou integralmente ontem (27-08) o Projeto de Lei 104/2014, que tratava da criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios, a proposta foi aprovada no começo de agosto no Senado, substituía outro projeto sobre o mesmo assunto, vetado integralmente por Dilma final do ano passado.

Dilma vetou sob o argumento que a proposta criaria despesas sem indicar as fontes de receitas correspondentes, o que desequilibraria a divisão de recursos entre os municípios, ou seja, diminuiria os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

"Embora se reconheça o esforço de construção de um texto mais criterioso, a proposta não afasta o problema da responsabilidade fiscal da federação. Depreende-se que haverá aumento de despesas com as novas estruturas municipais sem que haja a correspondente geração de novas receitas. Mantidos os atuais critérios de repartição do Fundo de Participação dos Municípios, o desmembramento de um município causa desequilíbrio de recursos dentro do seu estado, acarretando dificuldades financeiras não gerenciáveis para os municípios já existentes”, disse a presidente na mensagem destinada ao Veto.

Da Redação

Comentários no Facebook

Comentários no Site

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

  • por Leo, em 2 Set 2014 às 11:37

    Dilma não conhece a realidade brasileira, isso é mais uma prova disso.

  • por Edson Fideles de Oliveira Santos, em 30 Ago 2014 às 08:56

    Moro em um distrito da Bahia, Humildes, e fiquei profundamente decepcionado com Dilma apos destruir o sonho dos distritos se tornarem cidade. Profundamente lamentável.Mas a esperança não acaba!

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet