Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Quinta-feira 24 de Setembro de 2020

0 7
:
4 7
:
2 5

Últimas Noticias

Campanha Publicitária

Notícias / Agronegócio

30 Nov 2019 - 09:25

Dezembro terá temperatura acima da média em grande parte do Brasil

O mês marca a transição da primavera para o verão, que deve ter chuva abaixo da média em parte do Sul, Nordeste e Norte

Canal Rural

Reprodução

 (Crédito: Reprodução)
Dezembro marca a virada de estação da primavera para o verão. A nova estação começa no dia 22, à 1h19. Sendo primavera ou verão, dezembro será marcado por chuva e temperatura acima da média em grande parte do Brasil. Vale lembrar que estamos em neutralidade no Oceano Pacífico, porém com a porção leste do oceano ligeiramente aquecida, o que traz impactos no clima da próxima estação. 
 
A chuva vai ficar abaixo da média em grande parte do Rio Grande do Sul, pois as frentes frias devem avançar mais para o Sudeste. Isso não significa que dezembro será seco por completo no estado. Teremos alguns dias de chuva forte, o que não será o suficiente para atingir a média. Já em Santa Catarina vai ser dividido: as cidades mais próximas ao Rio Grande do Sul tem chuva abaixo da média enquanto que à medida que as localidades vão se aproximando do Paraná, a chuva vai ficando acima da média. 
 
Grande parte das regiões Norte e Nordeste também terão chuva abaixo da média em dezembro, principalmente no  centro, leste e sul da Bahia, no Maranhão, no sul do Pará e no leste do Nordeste. As poucas precipitações acima da média vão ficar concentradas sobre o norte do Ceará, leste e norte do Pará, norte do Amapá, Roraima, norte, centro e oeste do Amazonas, Acre e sudoeste de Rondônia. 
 
Já os maiores desvios positivos de chuva são previstos para o Sudeste, Paraná e Mato Grosso do Sul. Parte dessa chuva acima da média é devido a conexão de umidade da Amazônia com as frentes frias passageiras. Ou seja, podemos ter formação de ZCOU (Zona de Convergência de Umidade) que é quando a umidade da Amazônia atua no Sudeste por alguns dias consecutivos. Dezembro então poderá ser marcado  por transtornos como deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios e alagamentos em grande parte do Sudeste. 
 
As temperaturas vão ficar acima da média desde o Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba, com destaque para o vale do rio São Francisco. Já no Paraná, grande parte do Sudeste, Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso, a frequência da chuva não deixa as temperaturas subirem muito, com isso as temperaturas ficam abaixo da média em dezembro. 
 

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet