Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Domingo 5 de Abril de 2020

0 9
:
5 2
:
2 8

Últimas Noticias

publicidade

Notícias / Esporte

4 Dez 2019 - 08:50

Atletismo e luta olímpica evidenciam Mato Grosso em competição nacional

Estado alcançou 20 pódios, com 13 medalhas no atletismo, duas no badminton, três na luta olímpica, uma no xadrez e uma no handebol

redação

 

Na etapa brasileira dos Jogos Escolares da Juventude, a delegação mato-grossense alcançou 20 pódios, destacando-se no atletismo, em que teve o maior número de medalhas, e na luta olímpica, modalidade que garantiu uma homenagem no Prêmio Brasil Olímpico. As outras medalhas vieram das modalidades de handebol, badminton e xadrez. A maior competição de base do país aconteceu em Blumenau (SC), de 16 a 29 de novembro.

Foram 13 medalhas no atletismo, sendo três de ouro, quatro de prata e seis de bronze. As conquistas vieram dos naipes masculino e feminino, em provas de arremesso de peso, lançamento de dardo, lançamento de disco, salto em altura, salto em distância, salto triplo, tetratlo, 100 metros com barreira, 110 metros com barreira e 3000 metros rasos. Confira a relação de medalhistas ao final da matéria.

William Lucas-COB

 

Arielly Kailayne, ouro no salto em altura  - Foto por: William Lucas/COB

Na luta olímpica, a estudante Bianca Victória, da Escola Estadual José Fragelli (Escola Arena), conquistou o bronze, e Guilherme Porto, da Escola Estadual Padre Ernesto, ficou com o ouro. Além da primeira colocação, Guilherme também será um dos homenageados do Prêmio Brasil Olímpico, uma premiação considerada o Oscar do esporte brasileiro, instituída pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para consagrar os melhores atletas do país.

O atleta mato-grossense também venceu na categoria luta greco-romana e é um dos quatro destaques dos Jogos Escolares da Juventude.

estudante Guilherme Porto, da escola Pe. Ernesto
Créditos: William Lucas-COB

 

Guilherme Porto, dois ouros na luta olímpica - Foto por: William Lucas/COB

No badminton foram dois bronzes. Um individual de Vinicius Trevisan, do Colégio La Salle, de Lucas do Rio Verde, e o outro foi alcançado na prova de dupla mista em que Vinicius jogou ao lado de Taís Claudino, da Escola Municipal Eça De Queiroz, do mesmo município.

Já o estudante Luis Henrique Silva, da Escola Progresso, de Campo Verde, mostrou suas habilidades no xadrez e encerrou sua participação na competição nacional em terceiro lugar. O enxadrista disputou na categoria 12 a 14 anos, e a medalha veio na prova de xadrez convencional.

Outra conquista valiosa de Mato Grosso foi alcançada pela equipe de handebol feminino, de 12 a 14 anos. A equipe do Colégio Mãe Divina Providência, de Primavera do Leste, levou a medalha de bronze competindo com times que possuem os projetos de handebol mais bem-sucedidos do país. 

O alto nível técnico em disputas entre os melhores atletas e equipes escolares do país marcou o evento que reuniu 4.998 estudantes, de 12 a 17 anos, vindos dos 26 Estados brasileiros, do Distrito Federal, do Japão e até de Angola. A delegação mato-grossense contou com 270 atletas, um recorde histórico de participação do Estado nessa fase nacional.

Para o coordenador de eventos esportivos da Secretaria de Estado de Cultura de Esporte e Lazer (Secel), Adriano Augusto de Oliveira, a participação de Mato Grosso tem muitos motivos para ser comemorada.

“A presença de Mato Grosso no evento foi muito significativa, uma das maiores delegações do evento com 292 pessoas. E mesmo competindo com grandes pólos esportivos, o Estado começou a mostrar a sua força no esporte escolar, principalmente no atletismo. Na questão pedagógica fomos campeões, nossa delegação foi muito elogiada, pela educação e cordialidade dos atletas com funcionários e colegas, dentro dos hotéis e nos espaços de competições”, relata Adriano Augusto, que também foi o chefe da delegação mato-grossense no evento.

Confira a relação dos medalhistas mato-grossenses na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude

ATLETISMO – 12 A 14 ANOS

Arremesso de peso: Natalia Vitoria Cardoso - Escola Manoel Correa De Almeida (Prata)

Tetratlo: Anne Graziele dos Santos - da Escola Etelvina Ferreira De Cerqueira (Bronze)

Lançamento de disco: Lucas Alves Da Silva - Escola Estadual Joaquim Augusto Costa Marques (Bronze)

ATLETISMO - 15 A 17 ANOS

100 metros com barreira: Ionane Linhares Azevedo - Escola Estadual José Domingos Fraga (Bronze) 

3000 metros rasos: Francielly Marcondes - Escola Coopema (Bronze)

Salto em altura: Arielly Kailayne Rodrigues - Escola Estadual Prof. Domingos Aparecido dos Santos (Ouro)

Salto em distância: Lissandra Maysa Campos - Escola Estadual Prof. Feliciano Galdino (Ouro)

110 metros com barreira: Cayro Henrique da Silva -  Escola Estadual Daniel Martins Moura (Bronze)

3000 metros rasos: Jânio Marcos Varjão - Escola Estadual Antonio Cristino Cortes (Ouro)

Salto triplo: Luiz Victor de Souza - Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes (Prata) 

Arremesso de peso: João Marcelo de Souza - Escola Padre Jose de Anchieta (Prata) 

Lançamento de disco: João Marcelo de Souza - Escola Padre Jose de Anchieta (Prata)

Lançamento de dardo: Luiz Victor de Souza - Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes (Bronze) 

BADMINTON – 12 A 14 ANOS

Dupla Mista: Vinicius Luis Trevisan, do Colégio La Salle, e Tais Gabrielly Claudino, da Escola Municipal Eça De Queiroz (Bronze) 

Simples: Vinicius Luis Trevisan, do Colégio La Salle (Bronze) 

LUTA OLÍMPICA – 12 A 14 ANOS

Pesado: Bianca Victoria de Almeida - Escola Arena (Bronze) 

LUTA OLÍMPICA – 15 A 17 ANOS

Médio: Guilherme Barros Porto, da Escola Estadual Padre Ernesto (Ouro) 

Greco-Romano-Médio: Guilherme Barros Porto, da Escola Estadual Padre Ernesto (Ouro)

XADREZ - 12 A 14 ANOS
Convencional: Luis Henrique Silva - Escola Progresso (Bronze) 

HANDEBOL – 12 A 14 ANOS
Colégio Mãe da Divina Providência (Bronze)


Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet