Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Quinta-feira 13 de Agosto de 2020

0 3
:
2 2
:
2 9

Últimas Noticias

Notícias / Agronegócio

14 Dez 2019 - 10:07

Software antecipa estágios da soja

"É importante que os agricultores antecipem a ocorrência de períodos críticos"

Agrolink

Reprodução

 (Crédito: Reprodução)

Publicidade

Pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), da Argentina, da Faculdade de Agronomia da Universidade de Buenos Aires e do Conselho Nacional de Investigacões Científicas e Técnicas da Argentina (Conicet) apresentaram um modelo de software simples e dinâmico que antecipa os estágios de desenvolvimento e crescimento da soja. 

Segundo Alan Severini, especialista em ecofisiologia de culturas no INTA, "é importante que os agricultores antecipem a ocorrência de períodos críticos, porque determinam o rendimento das culturas". 

O CRONOSOJA ©  é um modelo simples e dinâmico que trabalha com informações sobre o fotoperíodo e a temperatura de 34 variedades de soja para prever o florescimento (R1), o início do preenchimento de grãos (R5) e a maturidade fisiológica (R7). "Nós nos concentramos nas cultivares mais representativas do mercado de soja na Argentina, Uruguai e Paraguai", disse Severini. 

Nesse sentido, Daniel Miralles, especialista em lavouras de grãos da FAUBA, afirmou que  "este modelo é uma ferramenta essencial para o diagrama do plantio da lavoura, selecionando uma cultivar e uma localidade específicas". 

Prever cada um dos estágios que ocorrem nas lavouras de grãos, e em particular no caso da soja, é fundamental para identificar os momentos críticos que definem o rendimento. "Esta informação visa atingir a maior produtividade em cada ambiente", disse Miralles. 

Essa ferramenta ajuda a prever o momento de ocorrência dos diferentes estágios de crescimento (ontogenético), tanto em dias como em unidades térmicas. "A Cronosoja possui auxílios didáticos e simples, vinculados aos processos que ocorrem ao longo do ciclo da colheita e ao manejo que pode ser aplicado em cada uma dessas etapas", afirmou o especialista do INTA. 

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet