Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Terça-feira 4 de Agosto de 2020

1 9
:
3 9
:
2 4

Últimas Noticias

Notícias / Geral

28 Jan 2020 - 08:52

AL retomará trabalhos com Previdência e "polêmica" do Cota Zero

Deputados estaduais voltam ao trabalho na segunda que vem; projeto prevê restrições severas à pesca

Mídia News

Victor Ostetti/MidiaNews

 (Crédito: Victor Ostetti/MidiaNews)

Publicidade

A Assembleia Legislativa retoma os trabalhos de 2020 na próxima semana. Uma sessão solene foi agendada para segunda-feira (3) para marcar a volta dos parlamentares.

Pautas consideradas delicadas serão colocadas em tramitação, como Projeto de Emenda Constitucional (PEC) da Reforma da Previdência estadual e o projeto de lei chamado “Cota Zero” para a pesca, considerado "realmente polêmico" pelo presidente do Legislativo, deputado Eduardo Botelho (DEM).

“O trabalho volta muito intenso. Temos algumas agendas nesta semana para já iniciarmos as discussões. Primeiros votaremos projetos e vetos pendentes. E voltaremos a discussão de projetos que não foram aprovados no ano passado”, disse Botelho nesta segunda-feira (27).

Botelho ainda acredita que a PEC, com regras como idade mínima para a aposentadoria, deve ser encaminhada pelo governador Mauro Mendes (DEM) logo na semana que vem.

“O principal projeto são as regras da aposentadoria que o governo deve mandar logo na semana que vem”, afirmou. 

O Conselho da Previdência de Mato Grosso aprovou o texto que deve ser encaminhado ao Legislativo. A mensagem prevê mudanças nas regras de concessão de aposentadorias, seguindo a reforma nacional.

As propostas dizem respeito ao tempo de contribuição e a idade mínima de aposentadoria, que ficou em 62 anos para mulheres e 65 para homens.

A Assembleia já aprovou o aumento da alíquota de contribuição do servidor de 11% para 14% sobre o salário. Agora, irá para votação da redação final.

“Nós ainda precisamos fazer a votação final do projeto da alíquota que deve ser votado na primeira sessão. Mas acredito que não teremos maiores problemas”, disse.

Cota Zero

O texto que trata sobre a “Cota Zero” prevê a proibição do abate e transporte de peixe nos rios de Mato Grosso pelo período de cinco anos. A mensagem, que foi colocado no meio do ano passado em pauta, gerou polêmica e protestos dos pescadores e ribeirinhos de Mato Grosso.

O Legislativo, então, encomendou um levantamento com dados técnicos para analisar a viabilidade ou não do projeto em Mato Grosso.

“Nós teremos muita discussão em torno desse assunto. A Assembleia já está em fase final de contratação de uma empresa para fazer o estudo e começarmos as discussões. Mas é um projeto realmente polêmico”, admitiu o presidente.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet