Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Política

“O Senado é um ambiente hostil para quem não entra no esquema”

Cassada pela Justiça eleitoral, Selma Arruda faz balanço de passagem pelo Senado e critica Fávaro

Um ano após ingressar no Congresso Nacional, a senadora cassada Selma Arruda (Podemos) afirmou ter encontrado no Senado Federal um “ambiente hostil” e que isso foi uma das maiores dificuldades da sua legislatura.
 
“O Senado Federal, ao contrário do que parece, é um ambiente hostil. Ele não é hostil para aqueles que chegam dando tapinhas nas costas, trocando favores, e entrando no esquema. Quem chega com vontade de fazer aquilo que deveria ser feito, que é o mínimo, é muito hostilizado”, disse, em entrevista ao MidiaNews, na tarde da última quinta-feira (30).
 
“Nós temos o Renan Calheiros [MDB-AL], que é uma figura sórdida e que manda no Senado como se fosse dono. É um coronel, é uma coisa horrorosa. As regras mudam de acordo com o humor das pessoas, não se respeita a Constituição, não se respeita o regimento do Senado”, completou.
 
Selma disse que com a formação do grupo “Muda Senado”, da qual faz parte mais de 20 senadores, o local ficou mais tolerável de se conviver. Mas revelou que, por diversas vezes, pensou em desistir.
 
“O ambiente é muito pesado. Ou seja: ou você dança a música que está tocando ou você sai do baile. E é muito difícil você engolir isso no dia a dia. Dá vontade de não ir, de desistir. Eu cansei de me arrepender de ter entrado naquilo ali. É bruto demais”, afirmou.
 
 
O ambiente é muito pesado. Ou seja: ou você dança a música que está tocando ou você sai do baile. E é muito difícil você engolir isso no dia a dia
Selma afirmou que o seu rival, o ex-vice-governador Carlos Fávaro (PSD) – autor da ação que culminou na sua cassação – usou “métodos escusos” para que ela fosse condenada.
 
A juíza aposentada ainda falou sobre eleição suplementar ao Senado, futuro na política e o Governo Bolsonaro. 
 
Selma e seus suplentes, Gilberto Possamai e Clérie Fabiana Mendes, foram condenados por caixa 2 e abuso de Poder Econômico no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
 
A condenação foi mantida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em dezembro passado. Com isso, eles tiveram os mandatos cassados e estão inelegíveis por oito anos.
 
Confira os principais trechos da entrevista:
 
MidiaNews –  A senhora decidiu ser candidata ao Senado, enfrentou uma batalha eleitoral e venceu. Agora foi cassada pelo TSE. Como se sente depois dessa caminhada?
 
Selma Arruda – Sinto que fiz a minha parte. O Brasil está em um momento de batalha declarada entre o "establishment" e as pessoas que querem mudar isso. Toda guerra tem baixa e eu acho que fui uma delas. É normal.
 
Mas eu não me perdoaria se não tivesse tentado. É essa a sensação que tenho. 
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp