Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Agronegócio

''Vamos colocar o acelerador no setor agrícola'': diz ministro da Agricultura

Iván Duque, o novo Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia, Rodolfo Zea Navarro, assumiu o cargo na última segunda-feira (24/02) em Bogotá. "Vamos trabalhar com firmeza, não pouparemos esforços para avançar os objetivos do presidente Iván Duque em trazer equidade, legalidade e empreendedorismo para o interior da Colômbia", disse o novo chefe do portfólio agrícola.


Zea Navarro disse que, depois de avançar com uma análise criteriosa do setor, "iniciaremos um plano de ação para fortalecer e fortalecer o que vem apresentando resultados e redirecionar as ações e componentes que o merecem". Ao mesmo tempo, ele ressaltou que, no novo governo, “colocaremos o acelerador em políticas para o setor agrícola, como agricultura contratual, diplomacia sanitária, acesso ao crédito e geração de novas ferramentas para financiamento e formalização de propriedades em áreas rurais, entre outras. , sempre levando em consideração a sustentabilidade da produção agrícola. Igualmente prioritário será o trabalho articulado com outros ministérios para melhorar a infraestrutura das estradas terciárias e trazer mais pesquisa para o setor agrícola.
 
Por sua parte, o Presidente Duque destacou a trajetória de Zea Navarro no serviço público, seu trabalho em projetos de impacto regional e seu amplo conhecimento do setor agrícola, ao mesmo tempo em que destacava a exigência da tarefa que recebe: “é uma tarefa ampla e exigente , mas você terá todo o meu apoio, da equipe do governo e do vice-presidente, para cumprir essas tarefas definidas em nosso Plano Nacional de Desenvolvimento. Tenho todas as expectativas definidas em sua capacidade administrativa ”, afirmou o chefe de Estado.

Da mesma forma, o presidente dos colombianos destacou a origem de Zea em Córdoba, de quem ele disse: você tem a herança de Córdoba, famílias laboriosas, famílias que conhecem o campo e também representa um departamento que teve ministros que deixaram sua marca, você pega essa tocha agora e esperamos que o clima de Córdoba seja consolidado em sucessos ”.

O chefe de Estado destacou a brilhante carreira que Zea Navarro realizou em Findeter, onde começou como médico e tornou-se chefe do Banco de Desenvolvimento Territorial e no qual desenvolveu mecanismos que permitiam o avanço de infraestrutura, irrigação, projetos de exportação etc. ., "Agora essa trajetória dele está orientada para um ministério que precisa atingir com mais precisão todos os agricultores", disse o presidente Duque. 
  
Rodolfo Zea Navarro é natural do departamento de Córdoba, economista da Universidade de Los Andes, especialista em finanças internacionais, com estudos de mercado de ações, gerenciamento de orçamento e portfólio e mestrado em administração de empresas pela Inalde - Universidad de la Sabana.
 
Zea Navarro vem do cargo de presidente da Fiduagraria, empresa agrícola que promoveu a estruturação de fundos de capital privado para o campo, financiando esquemas com direitos fiduciários sobre a terra e esquemas de garantia para empreendedores agrícolas.

Ocupou vários cargos de gerência no Banco de Desenvolvimento Territorial, Findeter, até se tornar presidente da entidade, onde estava de 2017 até o início de 2019, quando foi nomeado na Fiduagraria.
Como parte do evento de posse, realizado na Casa de Nariño, o novo Ministro da Agricultura disse que, seguindo as instruções do Presidente Duque, o trabalho no Ministério será direcionado para trabalhar com e pelas regiões em questões fundamentais para o campo, como : modelos de produção sustentável, diversificação da produção agrícola, aumento das exportações de produtos não tradicionais, entre outros.

Da mesma forma, ele indicou que o Ministério vai apontar para a criação e implementação de novos instrumentos financeiros que permitam expandir o acesso ao crédito, a viabilidade dos fundos de estabilização de preços, que funcionam bem, será revista.

Por fim, destacou a importância de ser criativo na administração dos recursos administrados pelo Ministério para apoiar mais produtores e alcançar todas as regiões do país com programas de apoio.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp