Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Quarta-feira 25 de Novembro de 2020

0 7
:
2 1
:
0 2

Últimas Noticias

Notícias / Esporte

5 Mar 2020 - 14:23

Municípios recebem vistorias técnicas para sediar Jogos Escolares 2020

Secel realiza visitas para conhecer e avaliar as condições dos espaços a serem utilizados na competição escolar

Redação

Começaram as visitas técnicas nos municípios que se candidataram a sediar os Jogos Escolares em 2020. O objetivo é verificar a infraestrutura local e conversar com os gestores municipais sobre os requisitos necessários para receber uma das etapas do maior evento esportivo escolar de Mato Grosso.

Com programação que vai de abril a setembro, a competição será realizada em 10 municípios, na fase regional, e em mais três outros nas etapas estaduais. Na fase regional, todos os municípios e regiões do Estado participam das disputas nas modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol. As escolas campeãs em suas respectivas regiões esportivas avançam para as etapas estaduais divididas por faixa etária.

As vistorias tiveram início na segunda quinzena de fevereiro e, após uma parada no período de carnaval, serão retomadas na próxima segunda-feira (09.03). Os primeiros municípios visitados foram Nova Olímpia, Juína e Nova Mutum, que receberão, respectivamente, as disputas da região Médio Norte, região Noroeste e a etapa estadual da categoria B (12 a 14 anos). 

Durante as visitas, a equipe da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) confere e faz os apontamentos para os possíveis ajustes, reparos e adequação de todos os espaços a serem utilizados nos Jogos Escolares, como locais de competição, alojamentos e refeitório. A equipe também se reúne com gestores municipais e representantes de educação, esporte, saúde e segurança pública para apresentar o caderno de encargos que contém as indicações de responsabilidade de cada setor envolvido com o evento.


Divulgação

Vailto Barbosa da Secel (à esquerda) em reunião com gestores de Nova Olímpia

“Para o bom andamento da competição, precisamos organizar antecipadamente com o município-sede todas as providências, como paralisação das escolas, segurança, infraestrutura dos locais de competição e de alojamento, além da organização da abertura”, explica o superintendente de Desporto Escolar da Secel, Marcelo Cruz.

Nos locais de competição são verificadas a metragem das quadras, iluminação, piso, arquibancada, vestiário e outros.  Já no local de refeitório são averiguadas as condições de salubridade e a capacidade de comportar todos os atletas.  Ainda são examinadas  a disponibilização de salas de aulas para alojamento e a situação de cada escola utilizada.

“Nossa visita técnica tem o objetivo de verificar in loco as instalações disponíveis e, a partir daí, avaliar se o município tem condições de receber o evento e apontar as adequações necessárias nos espaços. Tudo isso para assegurar as melhores condições possíveis aos estudantes que participam dos Jogos Escolares”,  esclarece Ronie Martins, coordenador de Operações de Infraestrutura Esportiva da Secel.

De 09 a 16 de março, as vistorias serão realizadas nos municípios de Campo Verde, Poxoréu, Primavera do Leste, Nova Xavantina, Canarana e Confresa.  Em seguida, serão programadas as visitas a Cáceres, Mirassol D’Oeste, Pontes e Lacerda, Lucas do Rio Verde e Colíder. 

Após a efetivação de todas as vistorias técnicas serão definidos e divulgados os municípios que sediarão cada uma das 13 etapas dos Jogos Escolares em Mato Grosso. 

Participação nos Jogos Escolares

Para participar da competição, cada município precisa realizar a fase municipal da competição e definir a(s) escola(s) que o representará nos Jogos Escolares. 

A inscrição do município será feita por envio de e-mail à Secel, relacionando as escolas, no mínimo duas modalidades, gênero e categorias de participação. Também será necessário o envio de um mapa com resumo quantitativo das delegações. Mais informações no site www.esportes.mt.gov.br.

A adesão deve ser feita até no máximo 10 dias antes do início da competição em cada região esportiva, conforme calendário abaixo. 

ETAPAS REGIONAIS

Região

Categoria

Data

Prazo de inscrição

Sul/sudeste

B

24/04 a 29/04

  14/04

Medio norte

A e B

01/05 a 06/05

  21/04

Centro norte

A e B

15/05 a 20/05

  05/05

Noroeste

A e B

15/05 a 20/05

  05/05

Norte

A e B

22/05 a 27/05

  12/05

Leste

A e B

29/05 a 03/06

  19/05

Nordeste

A e B

05/06 a 10/06

  25/05

Sudoeste

A e B

19/06 a 24//06

  09/06

Oeste

A e B

19/06 a 24/06

  09/06

Sul/sudeste

A

26/06 a 01/07

  16/06

 

ETAPAS ESTADUAIS

Modalidades

Categoria

Data

Prazo de inscrição

Coletivas

A

11/07 a 17/07

01/jul

Coletivas

B

25/07 a 31/07

15/jul

Individuais

A e B

20/08 a 23/08

10/ago

 

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet