Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Vídeo mostra mortandade de peixes no Rio Teles Pires e Usina diz que episódio era previsto

O Rio Teles Pires em Sinop (a 480 quilômetros de Cuiabá) registrou a mortandade de peixes, que já teria sido prevista pela  Usina Hidrelétrica (UHE) no perído de operação. Vídeos que circulam em redes sociais mostram a situação, que inclusive chamou atenção da deputada estadual Janaina Riva (MDB).  Em conjunto com os 24 deputados estaduais, a parlamentar vai apresentar um requerimento exigindo explicação sobre o que ela considera uma catástrofe ambiental. 

"São toneladas de peixes mortos, que merecem uma dura apuração do Ministério Público de Mato Grosso. Vamos encaminhar uma denúncia formal aos órgãos competentes e queremos saber qual foi a análise feita pela Secretaria de Meio Ambiente para que essa usina recebesse sua licença para funcionamento. Em tempos que discutimos novos caminhos para pesca, imagens como essas nos causam revolta e indignação. Não somos contra o desenvolvimento, ao emprego, mas desde que feito de forma responsável e com zelo ambiental", escreveu em publicação no Instagram.

Procurada pelo Olhar Direto, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informou que, por meio da regional em Sinop, está verificando o episódio registrado na segunda-feira (16). A Pasta explicou que solicitou aos responsáveis pelo empreendimento Usina Hidrelétrica (UHE)  Sinop informações complementares para apuração do ocorrido e está tomando as medidas administrativas e técnicas necessárias para solucionar o impacto ambiental causado no rio.

A Sinop Energia alegou que devido ao movimento (giro) da Unidade Geradora 02, em manutenção, percebeu o perecimento de indivíduos de peixes, a jusante do barramento. A possibilidade dessa ocorrência, segundo posicionamento emitido por meio de nota, é prevista no período de operação, conforme licenciamento ambiental, considerado um impacto negativo dentre outros diversos impactos positivos decorrentes da implantação do Empreendimento. A Sinop Energia disse que fez a comunicação à Sema e tomou as providências cabíveis já previstas no licenciamento ambiental. 

O Rio Teles Pires possui grande importância para a região Norte do Estado e é fonte de renda para diversas famílias que sobrevivem da pesca profissional, além de servir de opção de lazer para os moradores da região.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp