Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sexta-feira 27 de Novembro de 2020

1 0
:
4 2
:
2 3

Últimas Noticias

Notícias / Agronegócio

12 Set 2014 - 13:48

Atraso na colheita leva a prorrogação do início do vazio sanitário do algodão

Além disso, as baixas temperaturas propiciaram o prolongamento do ciclo vegetativo das plantas.

Agência da Notícia com Agro Olhar

 A colheita do algodão 2013/2014 está 2,2% pontos percentuais atrasada em relação à safra passada. Diante do atraso o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) prorrogou para até o dia 30 de setembro o prazo para a destruição dos restos culturais de algodão nas lavouras mato-grossenses. O que prorroga para 1º de outubro o início do vazio sanitário da cultura. Até quinta-feira (11) 94,6% dos 645,9 mil hectares semeados com algodão haviam sido colhidos.

A prorrogação do prazo para a destruição dos restos do algodoeiro no estado foi decretada por meio da Portaria nº 050/2014, assinada no dia 2 de setembro, porém publicada no Diário Oficial de Mato Grosso de 11 de setembro, que circula nesta sexta-feira (12). Com isso o vazio sanitário do algodão será de 1º de outubro a 30 de novembro.

A prorrogação, segundo a Portaria do Indea-MT, é decorrente a um pedido da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), tendo-se em vista o excesso de chuva no início do cultivo do algodão nesta safra 2013/2014. Além disso, as baixas temperaturas propiciaram o prolongamento do ciclo vegetativo das plantas.

A destruição dos restos de algodão nas lavouras é necessária para o controle de pragas e doenças. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a região mais atrasada é o centro-sul com 93,8% apenas de sua área colhida. As regiões Noroeste e Nordeste encerraram há 15 dias a colheita.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet