Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Terça-feira 31 de Março de 2020

0 3
:
4 6
:
5 4

Últimas Noticias

publicidade

Notícias / Geral

26 Mar 2020 - 08:42 | Atualizado em 26 Mar 2020 - 08:46

Barreira sanitária na entrada de São Félix do Araguaia mede temperatura corporal de motoristas e passageiros

.O município não tem nenhum registro da doença até agora, e trabalha na prevenção do vírus na região.

Redação

Reprodução

 (Crédito: Reprodução)
Como forma de prevenção à proliferação do coronavírus, barreiras sanitárias estão sendo feitas em de São Felix do Araguaia. De acordo com a prefeita Janailza Taveira Leite (SD), a medida vai seguir diariamente enquanto durar a pandemia da Covid-19. O município não tem nenhum registro da doença até agora.

Segundo a prefeita, a barreira sanitária começou a ser feita nesta terça-feira (24), na BR-242, rodovia que dá acesso à cidade. Ela disse que ainda também serão feitas barreiras nos distritos de Espigão do Leste, Pontinópolis e Vila São Sebastião que ficam localizados dentro do município.

Nas barreiras sanitárias está sendo aferida a temperatura corporal de motoristas e passageiros e passado orientações sobre prevenção e cuidados que devem ser tomados contra a proliferação no novo coronavírus. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, no município não foi registrado nenhum tipo de caso da Covid-19.

Também como medida contra o coronavírus, os idosos estão sendo vacinados em casa contra a gripe. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde vão até as residências para vacinar os moradores acima de 60 anos como prevenção de contágio da Covid-19.

A vacinação em domicílio dos idosos é decorrente da 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação. A iniciativa tem como objetivo evitar que os idosos que são considerados grupo de risco do novo coronavírus, se aglomerem e tenha contato com outras pessoas nas unidades básicas de saúde.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SES), nesta 1ª etapa o município recebeu uma remessa de 1.100 doses da vacina. Dessa será vacinados os idosos acima de 60 anos e os profissionais de saúde que atuam diretamente na linha de frente ao atendimento à população.

A campanha iniciou na terça-feira e até o momento foram vacinados mais de 439 idosos e 114 profissionais da saúde no município e nos distritos. A meta do município é vacinar 930 idosos e 164 profissionais da saúde, de acordo com a secretaria municipal.

A prefeita assinou um decreto na segunda-feira (23) e instituiu o Comitê Municipal de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Covid-19. Com isso, podem ser adotadas medidas como isolamento, quarentena, determinação de realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação e outras medidas profiláticas ou tratamentos médicos específicos.

Além dessas medidas, também podem ser feitos estudos ou investigação epidemiológica, exumação, necropsia, cremação e manejo de cadáver, requisição de bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização justa, de acordo com o decreto.

O decreto também determinou o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes, lanchonetes, espetarias, pizzarias, conveniências, distribuidoras de bebidas, sorveterias e outros estabelecimentos e espaços públicos ou privados.

Os estabelecimentos podem disponibilizar o serviço de delivery, conforme orientações de medidas s de proteção dos entregadores e limpeza e higienização dos produtos. Os comerciantes deverão recolher e guardar mesas, cadeiras ou similares, e ainda garantir que não fiquem pessoas nas áreas externas do estabelecimento.

Só poderão funcionar estabelecimentos que prestam serviços essenciais, como supermercados, clínicas médicas, postos de combustíveis, distribuidoras de gás e água, funerárias, farmácias e drogarias e agências bancárias, conforme estabelecido no decreto.

Somente serviços considerados essenciais deverão manter o controle de entrada e saída para evitar aglomeração de pessoas, manterem os clientes com distância mínima de dois metros, realizarem a limpeza do ambiente com álcool em gel e adotar todas as medidas determinadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Também foram suspensos atividades e eventos públicos e privados para evitar aglomeração de pessoas. A implantação do teletrabalho e do revezamento da jornada de trabalho entre os servidores públicos e ainda o município poderá contratar profissionais de saúde e realizar despesas sem licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde.

As aulas municipais foram suspensas até o dia 5 de abril. As determinações de fechamentos são válidas por um mês podendo ser prorrogadas. Em caso de descumprimento do decreto, o estabelecimento estará sujeito à interdição e cassação do alvará de licença e funcionamento.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico da SES, divulgado nessa terça-feira (24), no estado foram confirmados sete casos da Covid-19, sendo cinco na capital, um na região metropolitana, em Várzea Grande, e um em Nova Monte Verde. Outros 269 casos são considerados suspeitos e estão sendo investigados pela secretaria.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet