Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Cidades MT

Universidades públicas de Mato Grosso se unem na produção de material de proteção contra coronavírus

O documento

01/04/2020 - 08:48 | Atualizada em 01/04/2020 - 08:54

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) estão unidos em rede de solidariedade para o combate à pandemia de Covid-19.

A Unemat tem o foco na produção de protetores faciais. A previsão é entregar mais de 100 desses equipamentos de segurança para profissionais de saúde que trabalham no combate ao novo coronavírus em Mato Grosso.

Os protetores são feitos por impressoras 3D nas dependências de três laboratórios da UFMT e no Núcleo de Tecnologia Aplicada (NTA), da Unemat de Barra do Bugres, sob a coordenação dos professores Alexandre Berndt e Armando da Silva Filho, com a colaboração do acadêmico do Curso de Ciência da Computação, Jackson Aparecido Durães Junior.

“O esforço das Universidades tem como principal objetivo contribuir no enfrentamento da pandemia, fornecendo esses protetores faciais para as equipes de saúde que trabalham em contato direto com pacientes contaminados em Mato Grosso”, afirmou o professor Alexandre Berndt.

A impressora 3D utilizada no NTA foi construída na Unemat pelos próprios professores e pelo acadêmico Jackson. Ele está responsável pela impressão dos suportes que darão forma aos protetores, após montados.

“O NTA está produzindo os protetores faciais com financiamento dos próprios professores e aceita doações, tanto de filamentos como de acetato, para a produção de mais protetores, podendo assim, atender a um maior número de profissionais que necessitem dessa proteção”, disse.

Nessa rede de solidariedade, o IFMT tem seu foco na produção de álcool em gel, a UFMT, além da produção, faz análise do álcool doado e participa do projeto de produção de protetores faciais (face Shields) tanto em seus laboratórios como no projeto dos alunos do câmpus de Várzea Grande, a Antares 3D.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp