Mato Grosso

Terça-feira, 19 de março de 2024
informe o texto

Notícias Polícia

Segunda fase de operação prende nove pessoas, apreende armas e recupera defensivos roubados

Operação contou com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da base em Sorriso e de policiais civis e militares de Lucas do Rio Verde e de Vera.

Nove pessoas que integram uma organização criminosa especializada em crimes de roubos de defensivos agrícolas, na região norte do estado, foram presas pela Polícia Civil nesta quarta-feira (01.04) durante a segunda fase da Operação Fim da Linha. As prisões foram realizadas nos municípios de Vera (460 km ao norte de Cuiabá) e Sorriso. Três veículos foram aprendidos, sendo um deles carregado com dezenas de caixas e galões de defensivos.

Coordenada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) da Polícia Civil, a segunda fase da operação foi deflagrada para apurar ação do grupo criminoso na região norte do estado. Equipes da GCCO, coordenadas pelo delegado Frederico Murta, identificaram uma área de chácaras, entre Sinop e Sorriso, utilizada para armazenar defensivos agrícolas supostamente roubados.



A operação contou com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da base em Sorriso e de policiais civis e militares de Lucas do Rio Verde e de Vera.

Os policiais da GCCO também identificaram um caminhão tipo baú, cor branca, que foi até a chácara para retirar o produto do roubo e era escoltado por outros dois veículos, que depois seguiram sentido à cidade de Vera.  Os policiais monitoraram os veículos até a chegada a Vera.

O Ciopaer deu apoio aéreo junto com a PM na abordagem aos veículos, que foram interceptados próximos a um posto de combustível de Vera.

O motorista do caminhão informou aos policiais que a carga do caminhão seria entregue a outra pessoa no posto de combustível. Em buscas na chácara, os policiais localizaram duas armas de fogo, uma delas com a numeração raspada.

Outras prisões

Durante a noite desta quarta-feira (01.04), policiais militares de Sorriso fizeram a abordagem a uma caminhonete modelo Ranger, cor prata, onde estavam três pessoas. No veículo foram encontradas  armas de fogo de grosso calibre, além de camisetas com o brasão da Polícia Civil do estado do Rio Grande do Sul, que eram utilizadas para ludibriar as vítimas nas abordagens.

Uma das pessoas detidas é mulher de um dos integrantes da organização criminosa preso também nesta quarta-feira, em Vera.  

Todas as pessoas presas foram encaminhadas à delegacia da Polícia Civil em Sorriso e ouvidas pelo delegado responsável. Os nove presos foram autuados por integrar organização criminosa, receptação e posse e porte ilegal de arma de fogo. 

Fim da Linha

A operação Fim da Linha foi deflagrada em novembro do ano passado pela GCCO para investigar diversos roubos de defensivos agrícolas ocorridos em propriedades da região Norte. Na ocasião da primeira fase da operação foram recuperados mais de R$ 2 milhões em defensivos agrícolas e cumpridas 16 ordens judiciais, entre mandados de prisão e busca e apreensão, em seis cidades de Mato Grosso. Doze pessoas foram presas, sendo seis delas identificadas nas investigações como integrantes do grupo criminoso, e outras seis em flagrante por crimes de posse ilegal de arma de fogo, munições e receptação de defensivos agrícolas e veículos roubados.

As investigações começaram há um ano e foram identificados os oito principais integrantes do grupo criminoso, responsável por pelo menos 11 roubos realizados no período de um ano.

A GCCO conseguiu mapear e identificar 11 fazendas em diversos municípios de Mato Grosso que foram vítimas do mesmo grupo criminoso. De acordo com o delegado, Frederico Murta, que conduziu as investigações, em todos os fatos investigados os criminosos atuavam sempre da mesma maneira.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp