Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Domingo 25 de Outubro de 2020

1 0
:
5 5
:
3 7

Últimas Noticias

Notícias / Esporte

22 Abr 2020 - 14:30

Unidades penais de MT já estão realizando visitas virtuais

Das 52, 21 unidades penais já informaram que iniciaram ou iniciarão nesta semana o contato entre reeducando e familiares por videochamadas

Redação

Adotada como medida alternativa às visitas presenciais que estão suspensas em função da Covid-19, as visitas virtuais já estão ocorrendo desde a última segunda-feira (20.04) em algumas unidades penais do Estado. Das 52, 21 delas já informaram que iniciaram ou iniciarão nesta semana o contato entre reeducando e familiares por meio de videochamadas.

Foi o caso do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), que iniciou as atividades nesta semana por meio de dois aplicativos: o Skype e o Hangout. O diretor da unidade, Winkler de Freitas Teles, avaliou como positivo este primeiro contato entre reeducandos e familiares.

“Está sendo muito bom ver os recuperandos manterem contato com seus familiares, matarem a saudade, mesmo que não seja presencialmente, mas já é uma boa solução”, destacou o diretor.

Todas as videochamadas são acompanhadas dos olhares atentos dos policiais penais e dos servidores do serviço social do CRC. Winkler explicou que para que nenhum reeducando fique sem contato com sua família, os atendimentos são divididos por alas e cada dia os presos de uma ala são atendidos.

O mesmo processo está sendo adotado na Cadeia Pública de Porto dos Gaúchos (650 km de Cuiabá). E a tecnologia adotada para as videochamadas só foi possível porque antes da suspensão das visitas, os recuperandos já participavam de audiências por vídeo. Como as audiências estão suspensas, o diretor Pedro Zarlan “uniu o útil ao agradável”.

“A solução adotada pela Secretaria de Segurança Pública está sendo muito boa, porque resolve duas situações: a primeira é que os presos estão mais calmos por voltarem a ter contato com seus familiares e a segunda é que evita o fluxo de pessoas dentro de nossa unidade”, contou Pedro.

Atualmente a Cadeia Pública de Porto dos Gaúchos conta com 100 reeducandos.

Além do CRC e da CDP de Porto dos Gaúchos as unidades que adotarão as videochamadas são: Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May (Cuiabá), Penitenciária Mata Grande (Rondonópolis), Penitenciária de Água Boa, Centro de Custódia da Capital (CCC), Cadeia Pública Feminina de Rondonópolis e CDPs de Araputanga, Arenápolis, Barra do Bugres, Barra do Garças, Comodoro, Colniza, Juara, Nortelândia, Poconé, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Vila Rica, São José dos Quatro Marcos e Sorriso.

“A Secretaria de Segurança Pública, por meio da adjunta de Administração Penitenciária regulamentou a realização de visitas virtuais e o envio de recebimento de cartas e e-mails durante o período da pandemia de Covid-19. O objetivo é garantir o direito à visita, resguardar a vida dos servidores penitenciários e dos custodiados e minimizar os efeitos da suspensão das visitas presenciais”, destacou o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores.

Outras alternativas

Como já explicado pelo adjunto da Pasta, as unidades que não adotaram as videochamadas entre reeducandos e familiares vão oferecer outros tipos de contato: áudios, cartas e e-mails, ou seja: cada unidade terá a opção de acordo com sua estrutura. No caso do município de São Félix do Araguaia, por exemplo, a direção da cadeia pública local já informou que disponibilizará o contato por cartas.

Já a unidade de Canarana adotará o sistema de áudios, e-mails e cartas. No caso de familiares que desejam enviar cartas e e-mails, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) fornece os endereços em seu site. 

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet