Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sexta-feira 29 de Maio de 2020

1 7
:
3 3
:
5 4

Últimas Noticias

Notícias / Agronegócio

22 Mai 2020 - 08:49

Rentabilidade atrai e Mato Grosso triplica plantio de gergelim

Só Notícias

Mato Grosso mais do que triplicou a área destinada ao plantio do gergelim na safra 2019/20. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em levantamento divulgado na última semana, o Estado, que havia plantado 53 mil da cultura na última safra, destinou uma área de 157 mil hectares na atual safra.

“A cultura apresentou excelente adaptabilidade ao clima de Mato Grosso na segunda safra, bastante resistente à estiagem característica do estado nesta época. Além disso, a excelente rentabilidade associada à cultura atraiu agricultores entrantes e o gergelim, antes restrito ao Vale do Araguaia e especialmente à Canarana, expandiu-se para o estado inteiro”, afirmou a Conab, no levantamento.

Segundo a Companhia, o desenvolvimento das lavouras tem sido positivo, e o estádio predominante é o reprodutivo. A Companhia calcula produtividade média de 799 kg por hectare, que deverá resultar em 125,4 mil toneladas de gergelim produzido em Mato Grosso. Na safra passada, o Estado produziu 41,3 mil toneladas. A colheita deve começar em junho.

A Conab não divulgou a cotação atual do gergelim. Na safra passada, o grão era vendido a cerca de R$ 3/quilo. Em 2019, segundo o Ministério da Agricultura, a exportação de gergelim rendeu US$ 25,5 milhões. Os principais compradores foram Vietnã, Turquia, Guatemala e Arábia Saudita. Em janeiro deste ano, o Ministério anunciou um acordo de venda do gergelim para o mercado indiano.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet