Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Política

Em reunião com Fávaro, ministro anuncia contrato da Fico para este ano

Obras das BRs 242, 080 e 158 também foram debatidas pelo senador

A convite do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o senador Carlos Fávaro (PSD) participou de almoço de trabalho para debater as obras prioritárias para Mato Grosso nesta quinta-feira (21). “Temos excelentes novidades para impulsionar a logística de Mato Grosso e a principal, acho que a boa notícia de hoje, foi a aprovação, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), da prorrogação do contrato da Malha Paulista com a Rumo, que vai dobrar a capacidade em cinco anos. Estamos falando em R$ 6 bilhões de investimentos. A gente já assina o contrato na semana que vem e eu queria a participação de todo Mato Grosso nessa assinatura porque é um momento histórico”, declarou o ministro ao parlamentar mato-grossense.

Mais tarde, o assunto foi um dos principais temas da live semanal do presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com Freitas, os investimentos na Malha Paulista atenderão em cheio a produção, ligando Mato Grosso ao Porto de Santos, promovendo, sem dúvidas, reflexos também no frete.

Ele ainda aproveitou o encontro com o senador Carlos Fávaro para anunciar uma das obras mais esperadas em Mato Grosso, especialmente para as regiões Médio-Norte e Vale do Araguaia, que é a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico). “Provavelmente vamos ter um contrato assinado já no segundo semestre e ano que vem vamos ter as obras da Fico a partir de Água Boa”, informou o ministro.

Ainda sobre os investimentos na malha ferroviária, Freitas afirmou que a licitação da Ferrogrão será encaminhada para o TCU em julho.

Fávaro também tratou, durante a reunião, dos investimentos nas rodovias federais que cortam o estado. A licitação da BR 163 no trecho que vai de Sinop a Miritituba (PA) deve ser feita até o fim deste ano. O avanço das obras na via também foi ressaltado na live semanal do presidente.

“Sobre a retomada das obras na BR 174 é algo que a gente vai negociar com o governador (Mauro Mendes) que tem sido um parceiro nosso”, detalhou o titular do Ministério da Infraestrutura. A rodovia liga Rondônia a Mato Grosso.

Entre os principais temas debatidos estão as BRs 242, 080 e 158 que, segundo Freitas, estão em processo de estruturação da concessão. Nestes pontos, Fávaro destacou a importância do licenciamento ambiental que está sendo estruturado pelo governo federal.

“O Brasil tem pressa. Mato Grosso tem pressa. Sabemos a importância das obras de infraestrutura para o desenvolvimento do estado e, por isso, estou sempre buscando o melhor para a nossa gente”, finalizou o parlamentar mato-grossense.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp