Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Agronegócio

Mato Grosso diminui 33% da área plantada mas segue como maior produtor de girassol do país

O cultivo de girassol deverá perder espaço na safra 2019/2020. A previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de que a área destinada ao cultivo da cultura no Estado sofra uma retração de 33,7%, passando de 38 mil hectares, registrados na safra anterior, para 25,2 mil hectares.

“A cultura perdeu muito espaço nesta temporada, tendo em vista a concorrência, no momento da opção pela cultura, com o milho e o algodão segunda safra, que apresentavam maior rentabilidade e maior difusão e facilidade na comercialização”, disse a companhia no 8º Levantamento da Safra de Grãos.

Com a diminuição na área plantada, a previsão da Conab é de que a produção mato-grossense de girassol diminua 35,1%, passando de 60 mil para 39,4 mil toneladas. Ainda assim, o Estado deve seguir como maior produtor da cultura. Goiás aparece em segundo, com previsão de produzir 31,4 mil toneladas (15,8% a menos que na safra anterior).

Em Mato Grosso, segundo a companhia, há expectativa também de queda de até 2,1% na produtividade, que deve ficar em 1.563 quilos por hectare. O órgão ainda faz um alerta. “O desenvolvimento das lavouras tem sido excelente no Médio-Norte, porém o alerta está aceso para a região Oeste, onde se concentra a maior parte das áreas e que vislumbra a possibilidade de eventuais perdas”.

No Estado, o plantio do girassol foi encerrado em março e, atualmente, as lavouras estão em fase reprodutiva, segundo a Conab.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp