Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Prefeito autoriza reabertura de bares, restaurantes e shoppings

Decreto institui a abertura sob medidas de biossegurança e distanciamento social por conta de vírus

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou, na manhã desta quinta-feira (28), que os shoppings centers da Capital estão autorizados a retomar as atividades a partir da próxima semana. Já bares, restaurantes e lanchonetes, a partir da segunda semana de junho.
 
A decisão consta em um decreto municipal que irá circular no Diário Oficial desta sexta-feira (29).
 
De acordo com a medida, os shoppings centers poderão retornar a partir do dia 3 de junho. Bares, restaurantes e similares a partir do dia 9 de junho.
  
Os estabelecimentos estão fechados há mais de dois meses devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
 
Em bares, restaurantes, lanchonetes e similares, a abertura se dará de terça-feira a domingo e feriados, no horário de almoço das 11h às 15h, e no jantar das 18h30 às 23h. 
 
O horário também vale para os segmentos que funcionam dentro dos quatro shoppings centers da Capital e do Shopping Popular.
 
O decreto ainda estipula diversas medidas de biossegurança, como distanciamento de 1,5 metros entre uma pessoa e outra e a disponibilização de álcool em gel 70%.
 
Ainda ficou determinado que as atividades só poderão ser retomadas com 50% da capacidade máxima de lotação do estabelecimento. 
 
"Ou seja, um restaurante que comporta 100 pessoas poderá funcionar com apenas 50", disse o prefeito em uma live nas redes sociais.
 
"Dentro desses ambientes, poderá haver dois músicos, não podendo ter bandas. Para que possa ter uma motivação aos profissionais da música", completou.
 
Sobre as academia, feiras e clubes anunciarei as medidas na segunda ou terça-feira. Eu dependo de indicadores melhores.

Shopping Centers
 
Os shopping centers e o Shopping Popular poderão abrir a partir da próxima quarta-feira (3), de segunda a sábado, ficando vedada a abertura em domingos e feriados.
 
Conforme o decreto, o horário de funcionamento dos shoppings será das 14h às 22h. Já o sistema delivery poderá funcionar de segunda a domingo das 10h às 22h.
 
"Até 30 de junho, os shoppings poderão atender com até 30% da sua capacidade total. A partir dessa data, evolui para 50%", disse o prefeito.
 
Para o Shopping Popular, o horário de atendimento ao público será de segunda a sábado das 09h às 17h. 
 
Há restrição, ainda, sobre o número de lojas abertas. Serão permitidos 50% dos boxes funcionando ao dia, de forma que as lojas sejam abertas em dias alternados.
 
Academias
 
O prefeito não deliberou sobre a abertura de academias neste decreto. Segundo ele, a decisão sobre esse segmento ocorrerá somente na semana que vem.
 
"Sobre as academia, feiras e clubes anunciarei as medidas na segunda ou terça-feira. Eu dependo de indicadores melhores", afirmou.
 
 
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp