Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Segunda-feira 13 de Julho de 2020

0 5
:
2 0
:
3 9

Últimas Noticias

Notícias / Agronegócio

2 Jun 2020 - 10:07

Embrapa: vaca em semiconfinamento produz até 10 litros de leite a mais

De acordo com pesquisador, ao adotar o sistema, o produtor ganha mais controle sobre os gastos com dieta e diminui a necessidade de área

Canal Rural

Publicidade

Pesquisa da Embrapa indica aumento de até 10 litros de leite por dia em vacas que passaram do sistema de pasto para o semi-confinado. De acordo com o pesquisador Jorge Schafhauser, o ganho está atrelado à própria fisiologia dos animais. “A vaca leiteira precisa de constância no alimento que ingere, o que é muito difícil no sistema a pasto. Conforme a planta se desenvolve, muda sua composição. Chuvas e luminosidades também influenciam”, afirma.

Mais do que uma mudança de sistema, Schafhauser defende que pecuaristas que adotam o semi-confinamento estão mudando de conceito. “Ele se torna um empreendedor da atividade. O sistema leva a controle maior dos gastos, da dieta. Ele passa a identificar os animais mais produtivo e com isso tem salto de produtividade”, diz.

Além disso, de acordo com o especialista, o sistema a pasto, quando se leva em consideração o custo das terras agrícolas, remunera pouco por conta da produtividade. “Acredito que a tendência, que está se efetivando, é de diminuição do número de produtores e aumento da escala, principalmente com a demanda de áreas para agricultura. Nesse sistema há racionalização do uso do solo e aumento de escala de produção. Escala é determinante para racionalização dos custos”, pontua.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet