Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Terça-feira 4 de Agosto de 2020

1 6
:
5 8
:
2 6

Últimas Noticias

Notícias / Geral

9 Jun 2020 - 08:59

Botelho oficializa chapa que comandará Legislativo; veja nomes

Inscrição foi feita no prazo final, no início da noite desta segunda-feira (8); eleição será na quarta (10)

Midianews

Reprodução

 (Crédito: Reprodução)

Publicidade

A chapa encabeçada pelo atual presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), oficializou sua inscrição, no início da noite desta segunda-feira (8), para a disputa pela Mesa Diretora do biênio 2021/2022.

 

Conforme a inscrição, Botelho se mantém no cargo de presidente e Max Russi (PSB) e Janaina Riva (MDB) ficam como primeiro secretário e vice-presidente, respectivamente.

 

Permanecem no cargo ainda os deputados Valdir Barranco (PT) e Paulo Araújo (Progressistas), como tereiro e quarto secretário, respectivamente.

 

A mudança se deu no cargo de segundo vice-presidente, que ficou com o deputado Wilson Santos (PSDB), e a terceira secretaria, para Claudinei Lopes (PSL).

 

Esta será a única chapa a disputar a eleição interna, já que a oposição, encabeçada por Lúdio Cabral (PT), não conseguiu os sete nomes necessários para montar uma concorrência.

 

Desta forma, Botelho vai para seu terceiro mandato como presidente da Casa.

 

Data e rito de votação

 

A eleição que define a "nova" Mesa Diretora ocorrerá na sessão da próxima quarta-feira (10), às 9h.

 

"Para concorrer à eleição da Mesa Diretora, a chapa deverá requerer inscrições por escrito, em três vias, com a assinatura de todos os seus integrantes [...] devendo o requerimento ser apresentado ao gestor de gabinete do presidente da mesa em exercício", consta em resolução assinada no dia 7 de março.

  

Passado o prazo de inscrição, os parlamentares deverão ir presencialmente à Assembleia Legislativa para votar.

 

Durante a eleição, serão mantidas medidas de segurança especiais, visando a prevenção de contágio pelo novo coronavírus (Covid-19). 

 

De acordo com consultor legislativo da Mesa Diretora, José Domingos Fraga, quem deve estar em plenário são o presidente Eduardo Botelho, a vice-presidente Janaina Riva e o primeiro secretário Max Russi.

 

Os outros parlamentares estarão em seus gabinetes e serão convocados um a um para votar. 

 

“A recomendação é que cada deputado fique em seu gabinete e, conforme o presidente for chamar o deputado por nome, de cada bancada, para dirigir ao Plenário e votar, ele pode permanecer em plenário, mantendo o distanciamento mínimo de 1,5 metro. Não tem nenhuma limitação, apenas recomendações”, afirmou Fraga. 

 

Conforme a legislação, a votação é realizada por meio de voto secreto, mediante apresentação de cédula completa, e por maioria absoluta de votos - 13. 

 

Caso não seja obtida a maioria absoluta, será eleita para a composição da Mesa Diretora a chapa que alcançar maioria relativa em segundo escrutínio. Neste caso, seria a metade mais um dos deputados presentes em plenário.

 

Os eleitos tomarão posse em 1º de fevereiro de 2021.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet