Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Quinta-feira 13 de Agosto de 2020

1 6
:
4 2
:
0 0

Últimas Noticias

Notícias / Geral

19 Jun 2020 - 10:00

Novo remédio já falta nas farmácias de Cuiabá

Gazeta Digital

Reprodução

 (Crédito: Reprodução)

Publicidade

Do mesmo modo como aconteceu com a hidroxicloroquina no início da pandemia do novo coronavírus, a indicação de ivermectina para o tratamento inicial da covid-19 tem causado uma corrida desenfreada para as farmácias de Cuiabá em busca do remédio. O GD contatou farmácias nos principais pontos da cidade e constatou que a busca pelo remédio cresceu significativamente nesta semana.

Em uma das unidades da Farmácia Pague Menos, localizada na avenida Historiador Rubens de Mendonça, clientes chegam a comprar até 10 caixas do remédio, cujo preço varia de R$ 7 a R$ 35 reais. "As pessoas têm buscado incansavelmente. Tem gente que está pedindo 10 caixas, 5 caixas, mas agora limitamos a duas caixas por pessoa. É um remédio usado para combater piolho, mas se colocarmos 200 caixas a venda num dia, vendemos todas", comenta a atendente que prefere não ser identificada.

Além da ivermectina, ela conta que a procura se direciona a tudo o que promete aumentar a imunidade e que sente o reflexo nas vendas a cada novo boato que surge. Entre os medicamentos procurados estão a vitamina c, zinco, dexametazona, vitamina D, imunoglucan e azitromicina.

Na Biológica Farmácia de Manipulação, localizada na avenida Isaac Póvoas, há três dias 80% das vendas são de ivermectina. O remédio é produzido apenas com receita médica e o preço depende muito da quantidade e concentração solicitada. Um único cliente chegou a adquirir 150 cápsulas do remédio, alegando que seria distribuído para toda a família.

Na unidade da Drogasil, também localizada na avenida Isaac Póvoas, o remédio está em falta por conta de um problema de distribuição, mas a todo momento entram clientes perguntando pelo remédio e relatando que o mesmo já está em falta em outras farmácias.

Ainda não há nenhum posicionamento oficial da Organização Mundial de Saúde (OMS) ou Ministério da Saúde sobre a eficácia do remédio no combate ao novo coronavírus.

A ivermectina é indicada para o tratamento de várias condições causadas por vermes ou parasitas. Estudos demonstram que a ivermectina funciona no tratamento das seguintes infecções: estrongiloidíase intestinal: causada por um parasita denominado Strongyloides stercoralis; Oncocercose: causada por um parasita denominado Onchocerca volvulus; Filariose (elefantíase): causada pelo parasita Wuchereria bancrofti; Ascaridíase (lombriga): causada pelo parasita Ascaris lumbricóides; Escabiose (sarna): causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei; e Pediculose (piolho): causada pelo ácaro Pediculus humanus capitis.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet