Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Estudo descobre novos fósseis de dinossauros em Chapada dos Guimarães (MT)

Resultados da pesquisa permitiram que os cientistas envolvidos no estudo confirmassem teorias sobre a distribuição dos titanossauros para a região que hoje é o centro da América do Sul.

Estudo descobre novos fósseis de dinossauros em Chapada dos Guimarães (MT)

Foto: Divulgação

Um estudo apresentou novas descobertas de fósseis de dinossauros saurópodes, grandes herbívoros que viveram em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. Os fósseis encontrados pertenciam a dinossauros conhecidos como titanossauros, encontrados no Período Cretáceo principalmente em massas continentais do hemisfério Sul.

O trabalho foi desenvolvido através de uma parceria que envolveu paleontólogos, pesquisadores e colaboradores da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Museu Estadual de História Natural - Casa Dom Aquino.

O resultado foi publicado na revista Journal of South American Earth Science.

O geólogo e professor da UFMT, Caiubi Kuhn, explicou disse que esses dinossauros viviam na região devido ao clima semi-árido. Segundo ele, o ambiente era formado por leques aluviais, que é um sistema deposicional formado por rios que ao longo do tempo migram lateralmente em forma de leque.

“Há 84 milhões de anos, existiu um vulcanismo em Chapada dos Guimarães, as rochas que guardam esses fósseis foram depositadas sobre essas rochas vulcânicas, por isso podemos dizer que esses animais possuem idade entre 84 e 65 milhões de anos, quando ocorreu a extinção dos dinossauros”, explicou.

Os pesquisadores informaram que o estudo foi baseado em visitas ao Museu Estadual de História Natural - Casa Dom Aquino, em Cuiabá, local que onde está a coleção, tendo algumas peças na exposição permanente do Museu.

A curadora do museu, Suzana Hirooka, disse que a coleção de fósseis de dinossauros é proveniente de trabalhos de pesquisa do museu, que envolveu excursões e entrevistas com moradores, ao longo de mais de 10 anos, e o resultado permitiu proporcionar avanços científicos e a popularização da ciência na região.

Os resultados da pesquisa também permitiram que os cientistas envolvidos no estudo confirmassem teorias sobre a distribuição dos saurópodes para a região que hoje é o centro da América do Sul.

Cientistas consideram a descoberta importante para a valorização do Patrimônio Geológico e Paleontológico da comunidade Jangada e de Mato Grosso.

O estudo permitiu conhecer também, pela primeira vez, segundo o professor Roberto Candeiro (UFG), na região de Jangada Roncador, em Chapada dos Guimarães, materiais destes titãs de tamanhos diferentes que habitaram uma região hoje conhecida como fronteira para a compreensão da evolução dos dinossauros da América do Sul, já que foram encontrados em uma bacia geológica emblemática e que tem revelado novos conhecimentos da paleontologia e geologia do centro da América do Sul.

O pesquisador Ailton Souza, pioneiro nas pesquisas de dinossauros junto com o professor Caiubi e com a pesquisadora Suzana Hirooka, afirmou que, durante as coletas de campo, foi possível observar uma grande concentração fossilífera no local, mostrando que a região tem um grande potencial para novas pesquisas paleontológicas.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp