Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Presidente pede que agro tome vergonha e quer que Estado dê kits às prefeituras

Presidente pede que agro tome vergonha e quer que Estado dê kits às prefeituras

Foto: Reprodução

Ajuda aos municípios para adquirir medicamentos e mais participação do agronegócio na crise da Covid-19 foram alguns dos apelos do presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (DEM). Ele voltou a criticar o setor “que tem lucrado milhões e não está ajudando” e cobrou do governador Mauro Mendes (DEM) ajuda aos mais pobres. “O Estado precisa dar a mão nesse momento, ser mais presente”.

São quase 450 vítimas da doença e mais 11,5 mil pessoas infectadas no Estado que já aponta colapso dos hospitais com mais de 85% de taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).

Na visão de Botelho, o agronegócio tem uma atuação tímida na crise e, mesmo com altos lucros (mais de 35 milhões de sacas de soja exportadas), não tem contribuído. Destacou que os empresários têm se omitido e criticou a Aprosoja que teria doado somente 500 cestas básicas.

O gesto foi considerado “uma miséria” pelo deputado que afirma ter economizado R$ 30 milhões na AL que foram destinados à saúde. “Tomem vergonha na cara, ajudem as pessoas. Vocês não vão levar nada, vão morrer e ser os mais ricos do cemitério. Esse é meu desabafo com o setor que até ajuda na economia, mas não vê as pessoas”, disse citando o exemplo de grandes empresários dos EUA, como Bil Gates, que doaram R$ 40 bilhões para o combate à crise.

Botelho se diz preocupado com os pequenos e médios empresários e autônomos - como donos de pousadas, feirantes e comerciantes - e com a população em situação de pobreza. Voltou a reclamar do correligionário Mauro que “pensa muito em obras e não olha para os mais pobres”.

O governador é empresário e, antes de ser eleito prefeito da Capital e, depois, governador, atuava no ramo da construção de estruturas metálicas. Apesar de afirmar que estão “em paz”, Botelho fez questão destacar a insensibilidade do governador com os mais vulneráveis à Covid-19.

Kit Covid

Segundo Botelho os municípios do interior passam por dificuldades na aquisição de medicamentos e ele cobrou do Estado ações para resolver. Substâncias como a azitromicina e a ivermectina têm sido usadas no tratamento precoce da doença e, para o deputado, “isso evita a piora do quadro que leva a superlotar as UTIs”.

Denuncia que em alguns locais “as farmácias estão sem os medicamentos e o município não tem dinheiro para comprar”.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp