Mato Grosso

Terça-feira, 19 de março de 2024
informe o texto

Notícias Agronegócio

A água servida no bebedouro de pneu é segura para o gado beber?

O Giro do Boi buscou o médico veterinário Fernando Loureiro para responder a dúvida do pecuarista Jeferson Rezende, de Dois Irmãos do Buriti, no Mato Grosso do Sul, que quer saber se água servida nos bebedouros fabricados a partir de pneus pode oferecer algum risco aos animais por contaminação por algum material tóxico.

“Em todos estes bebedouros, a parede é bastante segura e não libera nenhum elemento mineral ou algum produto que possa vir a ser tóxico aos animais. A composição dos pneus vai de 70% a 75% de borracha, essa borracha natural, extraída do látex de seringueiras, e também a borracha sintética, que é feita a partir de derivados de petróleo, de óleos, mas sem oferecer nenhum risco para os animais, é 100% seguro. Na composição do pneu também entra o aço, os filamentos, a fibras de aço, e a própria fibra de nylon e estes elementos não vão ser danosos aos animais, não oferecem nenhum risco. Na composição do pneu, em geral na fabricação dele, não tem nenhum agente que seja tóxico aos animais, não tem uso de minerais pesados. […] Então pode ficar tranquilo, é 100% seguro”, garantiu.

De acordo com Loureiro, o fator preponderante para assegurar a qualidade da água fornecida é a manutenção do bebedouro, seja ele feito de qualquer material. “Você deve cuidar também dos bebedouros feito com tijolo e cimento, com concreto, com latão, que enferruja, então (o importante) é a manutenção usual deles porque a água deve estar sendo sempre servida limpa e, para isso, o bebedouro e o reservatório central de água devem estar sendo lavados, esfregados, o excesso de lodo tirado, o excesso de sujeira. E a manutenção vai poder determinar, no caso, se há necessidade de (uso de) algum produto, alguma proteção, alguma condição neste sentido”, informou.

O veterinário salientou os benefícios de instalar um bebedouro mais próximo de onde estão os lotes. “Vai trazer um grande benefício colocar bebedouro mais próximo dos animais. Eles caminham menos, eleva o desempenho. Não esqueça nunca que boi que bebe mais, come mais. E o boi que não bebe, não come, então não tem desempenho”, resumiu.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp