Mato Grosso

Terça-feira, 19 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Damares faz visita a Barra do Garças na 6ª e prefeito cobra hospital de companha

Damares faz visita a Barra do Garças na 6ª e prefeito cobra hospital de companha

Foto: Reprodução

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, estará em Barra do Garças nesta sexta (10), para uma extensa agenda de compromissos relativos aos direitos indígenas. A visita faz parte das ações do prefeito Roberto Farias (MDB) em defesa da saúde indígena, durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Beto Farias espera que a ministra vá à Barra do Garças com uma solução definitiva para resolver a questão do hospital de campanha reivindicado há mais de 15 dias para o atendimento dos indígenas infectados pela Covid-19. A unidade foi um pedido do prefeito e do senador Wellington Fagundes (PL), com o apoio do Governo do Estado e da bancada federal, em recente encontro por videoconferência com Damares.

“É uma tristeza vermos nossos irmãos indígenas morrendo. É preciso agirmos rápido e esse hospital é a alternativa para que eles possam receber um tratamento digno. Não podemos esperar que mais vidas sejam perdidas”, disse o prefeito, preocupado com o avanço do novo coronavírus nas aldeias.

Pela agenda, a ministra se reúne com o prefeito às 11h e, no período da tarde, se encontra com representantes da Funai e Distrito Sanitário Especial Indígena (DSei Xavante) para discutir soluções para a comunidade. Além disso, entregará também cestas básicas as aldeias da região.

Números

Segundo dados da entidade Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), mais de 10 mil casos de Covid-19 foram confirmados entre indígenas até o último dia 2, com 408 mortes. Em Mato Grosso, somente entre os Xavantes, foram 120 casos confirmados com nove mortes.

2ª Visita

Essa é a segunda visita de Damares a Mato Grosso neste ano. Em 28 de maio, a ministra esteve em Rondonópolis doar alimentos e máscaras faciais para indígenas da região Sul (Com Assessoria).
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp