Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sábado 5 de Dezembro de 2020

0 2
:
0 5
:
0 7

Últimas Noticias

Notícias / Cidades

15 Jul 2020 - 12:00

Cuiabá vai adquirir 40 mil testes

Folha Max

A Prefeitura de Cuiabá vai adquirir 40 mil novos kits para testagem em massa da população no combate ao novo Coronavírus. Do tipo RT-PCR’s, o material é um reforço estratégico no combate a COVID-19 e serão destinados ao Laboratório de Biotecnologia do Instituto Federal de mato Grosso — campus Bela Vista, que conduz os exames em parceria com o Município deste maio.

“Essa parceria é exatamente para ajudar a fazer as testagens em massa, de alta precisão e que estão obtendo resultado no combate ao vírus. Precisamos avançar nesse quesito e tornar mais assertiva as ações da Prefeitura, agindo nas regiões de maior incidência, além de proteger a população com outras medidas”, comentou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. A parceria entre a instituição de ensino e a Prefeitura de Cuiabá no combate ao novo Coronavírus teve início ainda em março, com a fabricação de álcool 70%. Em maio, a instituição começou a realizar os exames laboratoriais de diagnóstico da COVID-19. Até esta segunda-feira (13), a equipe do Campus Cuiabá — Bela Vista realizou 3.500 análises das cinco mil adquiridas inicialmente pela Prefeitura.

Na ocasião, a Prefeitura de Cuiabá adquiriu um equipamento RT-PCR, ideal para a análise das amostras coletadas nas unidades de saúde públicas. O equipamento foi doado ao Campus e segue com utilização permanente do laboratório.

Novo laboratório

Além dos exames já realizados, um novo laboratório está em fase de construção para ampliação dos exames na Capital. O Prefeito Emanuel Pinheiro visitou nesta segunda-feira (14) as obras localizadas no Campus Cuiabá — Bela Vista.

A estrutura, viabilizada por meio de parceria entre Prefeitura de Cuiabá, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Campus Cuiabá — Bela Vista do IFMT e deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, será construída na modalidade modular, por isso a previsão é de que esteja finalizada e pronta para uso em 45 dias, a partir do início das obras.

A estrutura e terraplanagem, no valor de R$100 mil será ofertada pelo IFMT — campus Bela Vista. A instituição é quem vai operar o local, com sua equipe de profissionais voluntários. O Ministério Público Federal fará o investimento de R$ 1 milhão para custear o restante das obras. Já a Prefeitura de Cuiabá e o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto contribuirão com os equipamentos e aquisição dos kits para testagem.

No novo laboratório serão realizados os testes de IgG e IgM que, diferente do exame RT-PCR já realizado no Campus, permite mensurar a quantidade de anticorpos do novo Coronavirus em amostras de sangue, sendo possível diagnosticar se o paciente tem ou já contraiu o vírus anteriormente.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet