Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sábado 5 de Dezembro de 2020

2 1
:
2 9
:
0 7

Últimas Noticias

Campanha Publicitária

Notícias / Cidades

16 Jul 2020 - 18:00

Cacique morre de Covid em MT

Folha Max

O cacique paresí Joãozinho Zonezokae, de 67 anos, morreu nessa quarta-feira (15) vítima do coronavírus (Covid-19) em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá.

Segundo o chefe da Casa de Saúde Indígena (CASAI), Carlito Okenazokie, a contaminação pelo novo coronavírus foi confirmada por meio de teste rápido.

Carlito lamentou a morte do cacique. Zonezokae que foi uma das lideranças da etnia e buscava os direitos do povo paresí.

Na terra indígena Rio Formoso, que fica a 70km do centro de Tangará da Serra, vivem 215 pessoas divididas em 8 aldeias.

As aldeias do povo Paresí, na região de Tangará da Serra foram fechadas para evitar a contaminação indígenas por Covid-19. A decisão atende a uma portaria da Fundação Nacional do índio (Funai).

Mortes de indígenas

No começo deste mês, o governo do estado decretou a formação de um grupo de trabalho central para desenvolver ações de monitoramento e estratégias para reduzir a propagação da Covid-19 nos territórios indígenas em Mato Grosso.

Em Mato Grosso, existem sete Distritos Sanitários Especiais Indígenas: do Araguaia, Cuiabá, Kayapó-MT, Xavante, Xingú, Porto Velho e Vilhena. A etnia Xavante tem 209 índios contaminados pelo novo coronavírus e 23 mortos em decorrência da Covid-19.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet