Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Cidades

Média móvel de casos da Covid diminui pela primeira vez na última semana

Dados do Governo mostram que curva caiu de 7710 novos casos para 5813, entre os dias 13 a 19 de julho

A média móvel de novos casos registrados de coronavírus em Mato Grosso, registrada na última semana (13 a 19.07), apresentou queda pela primeira vez.

Conforme os dados da Secretaria de Estado de Saúde, compilados pelo Gabinete Militar, a média de novos casos semanais registrados desde a primeira incidência da covid-19 no Estado subiu até a 16ª semana, quando chegou a 7710, uma média de 1101 por dia.

Já na última semana houve a primeira queda. Foram registrados 5813 novos casos entre os dias 13 a 19 de julho, ou seja, cerca de 830 casos por dia.

O Governo de Mato Grosso esclarece que tem auxiliado os municípios nas medidas restritivas que visam diminuir o ritmo de contaminação.

A Secretaria de Saúde monitora os casos e classifica o risco de cada município, recomendando as providências mais adequadas, cabendo às prefeituras a decisão de acatar ou não as orientações.

Além disso, o Governo tem estruturado a rede pública para atender aos pacientes, tendo aberto mais de 200 UTIs em todo o estado, com previsão de instalar pelo menos mais 190, em parceria com os prefeitos. Também estão sendo enviados 300 mil testes rápidos e lotes dos medicamentos de kit-covid para os 141 municípios.

Com a distribuição dos kits, a abertura do Centro de Triagem Covid-19 e o envio dos testes às prefeituras, a testagem da população vai aumentar.

Para que os números continuem em queda, é preciso que a população também respeite o isolamento social, não faça aglomerações, use máscara, tome as medidas de higiene e, caso tenha algum sintoma da doença, procure imediatamente o médico para tratar já no início.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp