Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sábado 22 de Janeiro de 2022

0 0
:
3 4
:
5 9

Últimas Noticias

Notícias / Cidades

24 Jul 2020 - 12:50

MT tem 339 presos contaminados com Covid

Folha Max

O número de casos confirmados de Covid-19 no sistema penitenciário de Mato Grosso quase dobrou na última semana, segundo os dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Até o dia 13 deste mês, 295 casos foram confirmados, entre presos e servidores penais. Uma semana depois, o número subiu para 559. Só entre os presos, o número mais que dobrou, tendo um aumento de 136%.

De acordo com o boletim de monitoramento semanal feito pelo CNJ, o aumento de casos foi mais expressivo entre os recuperandos. Até o dia 13, 169 presos foram contaminados pela Covid-19 no estado. Na última semana, até a segunda-feira (20), este número chegou a 399.

Já entre os servidores, o aumento de casos foi menos expressivo. Até o dia 13, 126 profissionais foram contaminados. Na segunda-feira (20), o número de casos passou para 160, um aumento de 27%.

Segundo o CNJ, três pessoas morreram em decorrência do novo coronavírus no estado, sendo dois presos e um servidor.

As atividades no Sistema Penitenciário foram interrompidas no dia 20 de março, período em que foram iniciadas as restrições de locomoção e prestação de serviços, para evitar aglomeração de pessoas. As normas são para as 52 unidades penais do estado e foram prorrogadas por período indeterminado, enquanto durar a pandemia.

Em Mato Grosso já foram registrados 38,9 mil casos de Covid-19 e 1.474 mortes em decorrência da doença.

Por causa disso, outras medidas foram adotadas, como a suspensão do transporte de presos para realização de audiências, suspensão de atividades de assistência religiosa e capelania dentro das unidades penais escolares, suspensão de ministração de cursos profissionalizantes e do trabalho extramuro, entre outras medidas.

Apesar das suspensões de visitas, são autorizadas as entradas de medicamentos e materiais de higiene para os presos. Em todas as unidades foram alongados o período do banho de sol e o fornecimento de água.

As visitas presenciais foram substituídas por ligações de vídeo, e-mail ou carta. Somente está permitida a realização de chamada de áudio ou vídeo de uma pessoa por recuperando, de visitantes já cadastrados.

A duração da ligação pode ser de, no máximo, cinco minutos e deverá ser assistida por servidores penitenciários.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet